visitantes do blog

sábado, 30 de junho de 2012

Nova vacina ataca o prazer da nicotinal

Fumantes poderão um dia ser imunizados contra a nicotina para que deixem de sentir prazer com o hábito, segundo pesquisadores nos Estados Unidos.
Os especialistas do Weill Cornell Medical College, em Nova York, criaram uma vacina que leva o organismo do vacinado a produzir anticorpo que atacam a nicotina.
O estudo, feito com ratos de laboratório e publicado na revista científica 'Science Translational Medicine', mostrou que os índices da nicotina no cérebro dos animais foram reduzidos em 85% após a vacinação.

Justiça determina que operadoras não vendam celular bloqueado

Empresas de telefonia celular não poderão vender aparelhos bloqueados, de acordo com decisão tomada nessa sexta-feira (29) pela 5ª turma do Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF-1). Em caso de descumprimento, as empresas devem pagar multa de R$ 50 mil diários. Ainda cabe recurso da decisão.
A sentença do TRF-1 foi motivada por recurso do Ministério Público Federal que contestava entendimento da primeira instância da Justiça, segundo o qual as empresas poderiam vender celular bloqueado por um ano, como forma de fidelização.

O TRF-1 derrubou esse entendimento em votação unânime. O relator do caso, desembargador Antônio Souza Prudente, argumentou em seu voto que “o bloqueio técnico dos aparelhos celulares configura uma violência contra o consumidor”. O tribunal decidiu que mesmo os bloqueios temporários, que costumam ser impostos pela operadora no ato da venda, são ilegais.

Em sua defesa, representantes de empresas de telefonia celular manifestaram, na ação, que “para conceder determinados benefícios, a operadora arca com o preço do aparelho e acaba por transportar determinados encargos para o mercado”.

O argumento das operadoras foi rebatido no julgamento pela desembargadora federal Selene Almeida.“Ao obrigar o consumidor a ficar fidelizado a determinado plano, está caracterizada a venda casada, uma afronta, pois, aos direitos do consumidor, pois o que as empresas de fato estão fazendo através de descontos concedidos em troca de aparelhos é restituírem-se do desconto com a prestação do serviço, já que o valor das mensalidades acaba por pagar, com sobras, os benefícios concedidos”, afirmou a desembargadora.

PM garante a segurança no 2 de Julho

Como acontece tradicionalmente na ‘Operação 2 de Julho’, a Polícia Militar colocará nas ruas 2.027 policiais e bombeiros militares para atuar durante as comemorações pela Independência da Bahia, nesta segunda-feira (2).

O efetivo será distribuído por todo o trajeto e adjacências, inclusive nos pontos e terminais de ônibus, em barreiras de trânsito, patrulhas e duplas.

O trabalho dos policiais começa no domingo (1º), em Pirajá, com a chegada do fogo simbólico, que fica no local até quinta-feira (7), último dia oficial da comemoração.

Entre as atividades realizadas pela Polícia Militar está a varredura para manter livres as vias por onde passará o cortejo, e a distribuição das patrulhas ao longo do trajeto.

As atividades operacionais se somam à participação da PMBA nos festejos cívicos com uma comissão oficial, que acompanhará o comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, e as demais autoridades.

O festejo vai contar ainda com a Banda de Música Maestro Wanderley, executando o Hino ao Dois de Julho, e apresentação do Coral da PM, no Campo Grande.

Candidatos definem os vices em Itabuna

Os três principais candidatos nas eleições deste ano em Itabuna já definiram seus vices. A última a anunciar a companheira de chapa foi a suplente de senadora Juçara Feitosa, do PT.

Ela terá como vice a professora Acácia Pinho, do PDT. Os dois partidos realizam convenções conjuntas neste sábado, a partir das 14 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho.

Os concorrentes de Juçara, o vereador Vene do Renascer, do PRB, e o atual prefeito de Itabuna, José Nilton, do DEM, também já escolheram os vices. José Nilton terá como companheiro de chapa o médico Renato Costa, do PMDB.

Já Vane terá como vice o vereador Wenceslau Júnior, do PC do B. Quem também definiu o vice foi o PSTU, que terá Zé Roberto como candidato. Ele terá Regina Caldas como companheira de chapa.

IBGE revela religião em Itabuna e Ilhéus

Nesta sexta-feira o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou mais dados detalhados do Censo 2010. As informações são sobre as características das pessoas com deficiência e a religião dos brasileiros.

A pesquisa revela que o número de católicos vem caindo ano a ano, não só nos municípios do sul da Bahia, mas em todo o país. Porém, os seguidores da Igreja Católica ainda são maioria.

Em Itabuna, eles são exatamente 111.950, representando 57% dos mais de 205 mil habitantes. A pesquisa revela ainda que os evangélicos chegam a 49.957 seguidores. Os que não aeguem uma religião são 30.154, ou 15,4% dos habitantes.

Em Ilhéus, o número maior também é de católicos, com 96.670 pessoas que seguem a doutrina da igreja fundada em Roma. O índice de católicos é de 54,8%. Todos os dados estão na edição deste final de semana do jornal A Região.

Câmara dos deputados investigará Geraldo Simões

Na última semana, o PSOL solicitou à corregedoria da câmara de deputados investigação sobre o envolvimento do deputado Geraldo Simões (PT-BA) num esquema de compra e venda de emendas parlamentares.

Na tarde de ontem (quinta, 28), o mesmo partido protocolou na presidência da câmara representações contra os deputados João Bacelar (PR-BA) e Marcos Medrado (PDT-BA) por quebra de decoro parlamentar.

Os três deputados citados nas representações integrariam o esquema, como denunciou o jornal O Globo. De acordo com o G1, o Conselho de Ética da câmara vai analisar os casos.

Nos pedidos, o partido diz que as denúncias “ferem gravemente o decoro parlamentar e devem ser investigadas em profundidade pelo Conselho de Ética da Câmara.”

Acácia Pinho será vice de Juçara


A professora Acácia Pinho anunciou oficialmente na tarde de sexta-feira (29), que é pré-candidata a vice na chapa da petista Juçara Feitosa.

O nome tão esperado para o vice na chapa do partido dos trabalhadores (PT), foi definido após muitas especulações. O PT havia prometido uma surpresa, e maior que essa seria impossível, afinal Acácia Pinho tinha mais uma vez prometido aos seus futuros eleitores de que não desistiria de sua candidatura de jeito nenhum, isso foi prometido e dito em vários programas de rádio de grande audiencia do rádio AM.

Se confirmadas as candidaturas, será a primeira vez que Itabuna terá uma chapa composta apenas por mulheres disputando a prefeitura da cidade.

Acácia que a pouco mais de uma semana fazia parte da coligação Frente Partidária, resolveu buscar outros ares após perder uma eleição interna realizada para decidir o vice do pré-candidato Vane na chapa.

Ministro do STF considera greve dos professores estaduais "lamentável"

Ao cassar a decisão que declarou a ilegalidade da greve dos professores da rede estadual, na noite de quinta-feira (28), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou a paralisação lamentável. “Trata-se de fato de todo lamentável, considerando-se, sobretudo, que o movimento grevista ora mencionado já perdura por quase três meses, sendo certo que a judicialização do conflito deveria se mostrar caminho seguro para uma desejável conciliação entre as partes”, diz o ministro. Lewandowski determinou que os autos da ação civil pública que discute a greve sejam remetidos imediatamente ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), órgão competente para analisar o impasse. A decisão foi tomada na ação apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) que alegou que a decisão proferida pelo Juízo de Direito da 5ª Vara da Fazenda Pública - de considerar a greve ilegal - desrespeitou decisões do STF que determinaram a aplicação das leis 7.701/1988 e 7.783/1989 ao exercício do direito de greve dos servidores públicos até que o Congresso Nacional regulamente o direito no âmbito do serviço público.

Homicídios em Ibirapitanga e Una

Ibirapitanga continua violenta e aparece mais uma vez no noticiário policial. O trabalhador rural Lucindo José dos Santos, 54 anos, foi assassinado a golpes de machado no rosto e no peito, na tarde ontem (29). Nilson Oliveira Santos, vizinho da vítima, na Fazenda São João, é acusado do crime, cuja motivação seria uma discussão entre os dois após um dia de bebedeira na zona rural. Em Vila Brasil, distrito de Una, o trabalhador rural Ricardo Santos de Brito, 20 anos, foi morto com três tiros. A vítima estava acompanhado do pai, próximo a um bar, quando foi alvejado. “Um homem conhecido como Cal disparou os primeiros tiros e depois terminou a execução quando meu filho caiu”, disse o pai da vítima. O corpo de Ricardo foi removido para o DPT de Itabuna, para necrópsia. A polícia investiga o crime.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ônibus da São Miguel atropela e mata pedestre

Um homem morreu neste início de tarde no Centro Comercial de Itabuna, imediações do Terminal Rodoviário, depois de ter sido atropelado por um ônibus do transporte coletivo da Empresa São Miguel. O repórter Paulo Leonardo, da Rádio Difusora, informou que a vítima de identidade ainda não confirmada, chegou a ser reanimada por uma equipe do Samu, mas não resistiu e morreu no local onde ocorreu o atropelamento. No bolso da vítima que tem pele negra e idade aproximada em 45 anos, foi encontrado um cartão do Banco Bradesco em nome de José Raimundo dos Santos, mas não se sabe se pertence a mesma. (Foto: Léo Ratis)

Carro da Câmara de Itabuna apreendido

O veículo oficial da Câmara Municipal de Itabuna, foi apreendido pela Policia Rodoviária Estadual, em Itabuna, com documentação irregular. O veículo, que serve para os trabalhos internos da Câmara, está com o IPVA atrasado desde de 2009, na gestão do então presidente Cloves Loiola.

Justiça determina que contribuição sindical de professor não seja repassada à APLB

O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Salvador, Ricardo D'avila, autorizou o Estado da Bahia a depositar em juízo os descontos em folha dos sindicalizados à APLB. A medida tem como objetivo garantir recursos para o pagamento da multa, determinada em R$ 50 mil por dia, estipulada na decisão que declarou ilegal a greve dos professores e determinou o retorno imediato às atividades. Em seu despacho, o juiz afirma que "ao declarar a ilegalidade da greve da rede estadual de ensino, determinou no seu comando o retorno dos professores e demais servidores da área de educação pública do Estado da Bahia às suas atividades normais, fato que não ocorreu até a presente data como é de conhecimento público, acarretando inumeráveis prejuízos à coletividade, inclusive transtornos à normalidade social da sociedade baiana que com tal atitude impede que uma parcela significativa de jovens tenha o seu direito à educação, que é garantido constitucionalmente, preservado e atendido pelo Estado da Bahia".

Wagner diz que não pagará grevistas

"Se depender de mim, não terão salário", afirmou o governador Jaques Wagner, sobre os professores que ainda estão em greve na Bahia. A declaração foi feita na quarta-feira, em Campo Formoso, respondendo a vaias de um grupo.


Ao ser vaiado, Wagner falou sobre os ganhos da categoria durante seu governo e disse que, se depender dele, os professores em greve não receberão salário. "Vocês deviam estar na sala de aula".


"A minha vida inteira foi de carteira assinada e salário é a contraprestação do trabalho. Vocês não trabalham, por isso, se depender de mim, não terão salário. O salário vai voltar quando vocês forem trabalhar”.


Aoi ser vaiado por um grupo de jovens, Wagner respondeu duro. "Não pensem que vocês me intimidam usando a garotada para ser escudo da covardia de vocês".


"Sou pai, sou avô, sou sindicalista e sei da covardia de vocês que se escondem atrás dos alunos pra poder reivindicar salário”.

Alerta ao comércio da região

Alguns indivíduos estão utilizando indevidamente o nome da Associação de Praças da Polícia Militar da 3ª regional Itabuna, para prática ilícita da venda de cartelas de bingos a comerciantes e empresários. A denúncia foi feita por um comerciante no bairro São Caetano, em Itabuna. O contato inicial é feito via telefone e, posteriormente, o vendedor diz que é policial militar e passa a fazer a negociação pessoalmente, oferecendo coisas do tipo: adesivos, chaveiros até apresentar cartelas de bingos nos mais variados valores. O Sargento Pm Antonio Cavalcanti (Presidente da Appm) alerta a sociedade e possiveis vitimas que denunciem este crime. "Não podemos deixar que marginais possam manchar uma história e luta de uma associação de 52 anos de fundação ou permitir que essa ação cause prejuizos a sociedade da nossa região cacaueira", frisou o presidente da entidade.
Faça sua denúncia através dos telefones :
190 POLÍCIA MILITAR
197 POLÍCIA CIVIL.
DISQUE DENÚNCIA - 15º BPM : 3215-7470
MAIORES INFORMAÇÕES - APPM/ ITABUNA : 3612-2630.

TSE libera candidatura de 'contas-sujas' nas eleições deste ano

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) voltou atrás e decidiu, por 4 votos a 3, que candidatos que tiveram as contas eleitorais reprovadas, os chamados "contas-sujas", poderão participar das eleições municipais deste ano. Em março, os ministros haviam editado uma resolução, dizendo que tais candiatos seriam considerados inelegíveis. Em menos de seis meses, portanto, o tribunal modificou sua orientação. Nesta quinta-feira, o tribunal finalizou a análise sobre um pedido de reconsideração feito pelo PT, acompanhado por 13 outros partidos, que havia sido interrompida na última terça-feira, por um pedido de vista do ministro José Antonio Dias Toffoli, quando o placar estava empatado em 3 a 3.


A mudança de orientação aconteceu pois Toffoli entrou no lugar do colega Ricardo Lewandowski que deixou a presidência do tribunal e sua cadeira de ministro em abril deste ano. Lewandowski havia votado pela inelegibilidade dos candidatos com contas eleitorais reprovadas. O voto do ministro Dias Toffoli, no entanto, considerou que a legislação eleitoral apenas determina que o candidato tem que apresentar suas contas de campanha para ficar quite com a Justiça Eleitoral, não necessitando que elas sejam aprovadas. Após disputar uma eleição, todo candidato tem obrigação de apresentar uma prestação de contas dos recursos arrecadados e gastos nas campanhas. Essas contas podem ser aprovadas ou reprovadas pelos tribunais eleitorais.

A resolução de março foi aprovada por 4 votos a 3. O pedido de reconsideração foi relatado pela ministra Nancy Andrighi, que havia votado a favor resolução anterior. Segundo seu voto proferido na última terça, os políticos que não têm as contas aprovadas devem sofrer a mesma punição dos que não apresentam as contas, ou seja, ficar inelegível até o fim da legislatura que disputou. "Todas as situações de irregularidades na prestação de contas terão a mesma consequência ao candidato [ficar inelegível]", disse Andrighi. Os ministros Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia, a presidente do tribunal, votaram com a relatora mantendo o entendimento de março. "Penso que amanhã a Justiça Eleitoral será excomungada pela opinião pública [se mudarmos a resolução]. O tribunal está considerando o certo por errado", disse o ministro Marco Aurélio, também na última sessão. (Folha)

Duas mulheres são presas por tráfico de drogas

Duas mulheres são presas por tráfico de drogas. A Polícia Militar prendeu na noite de quarta-feira (27), no Bairro Nova Itabuna, Lilian Bonfim dos Santos e Jessica de Melo Carvalho, as duas mulheres são acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas.
De acordo com informações da Polícia, as duas mulheres se aproximaram em atitude suspeita do Posto Policial da Nova Itabuna, onde acontecia uma operação de rotina. Ao tentar aborda-las, elas correram, sendo alcançadas em seguida.
Com as mulheres foram encontrados 51 pinos de Cocaína prontos para revenda, totalizando pouco mais de 50 gramas, além de dois aparelhos celulares.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Projeto minha Casa minha vida :Novas famílias serão contempladas em Itabuna


O diretor de Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria Municipal de Assistência Social, Márcio Abreu, confirmou, nesta quinta-feira (28), o sorteio no próximo dia 4, das novas casas no Loteamento Pedro Fontes II, no bairro São Roque. São ao todo 496 famílias e aproximadamente 2.500 pessoas que serão contempladas com a unidade. O sorteio acontecerá na Vila Olímpica, a partir das 9 horas.

As famílias beneficiadas deverão levar apenas os documentos de identidade e CPF. O diretor solicita também que os contemplados evitem levar crianças ao local, bem como acompanhantes, para não gerar tumultos e permitir um atendimento mais ágil.

Abreu adianta que, durante o sorteio, o beneficiário poderá escolher o andar em que deseja morar. O diretor recomenda que, antes de decidir, o futuro morador discuta com a família, pois não haverá possibilidade de mudança posteriormente.
O Loteamento Pedro II conta com 31 blocos e 16 apartamentos por bloco, além de quadra de esportes e área de lazer. Os apartamentos são compostos por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Com esse novo empreendimento, já são 1360 unidades habitacionais que o governo municipal entrega em menos de quatro anos, beneficiando cerca de 6 mil pessoas que conseguiram realizar o sonho da casa própria.

O empreendimento, que integra o Programa Minha Casa Minha Vida, é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, que é a responsável pela viabilização de áreas para a construção dos imóveis, a seleção das famílias por meio de cadastro e a execução de parte do trabalho social.

Na Câmera de Itabuna, até o carro esta em situação irregular


O veículo oficial da Câmara Municipal de Itabuna, foi apreendido pela Policia Rodoviária Estadual, em Itabuna, com documentação irregular. O veículo, que serve para os trabalhos internos da Câmara, está com o IPVA atrasado desde de 2009, na gestão do então presidente Cloves Loiola.

Humorista acusado de Pedofilia


O humorista Rodrigo Vieira, o Mução, foi preso hoje pela Polícia Federal em uma operação contra acusados de pedofilia em 11 estados brasileiros, incluindo a Bahia. A Operação DirtyNet (Internet Suja) foi deflagrada na madrugada de hoje. Mução foi preso em Fortaleza.

A operação, conforme a PF, cumpre 50 mandados de busca e apreensão e outros 15 mandados de prisão. Mução é acusado de integrar quadrilha que compartilhava material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.

No site dele, Mução ainda postava mensagem há 4 horas, às vésperas da visita de agentes da PF. “Bom dia pra você que acordou com um gosto de maçaneta de banheiro químico na boca”, era a saudação do radialista-humorista acusado de pedofilia.

O humorista é conhecido no Brasil por fazer “pegadinhas” escrachadas por telefone com ouvintes. As “vítimas” são indicadas por amigos. No Youtube, os vídeos com áudios das pegadinhas têm mais de 5 milhões de visualizações. Confira uma das “peças” do Mução:

5ª Cavalgada Sem Destino


Acontece em cinco anos consecutivos, a Cavalgada sem Destino na cidade de Itabuna.
Saindo pelas principais ruas de nossa cidade, essa cavalgada acontece sempre em datas,pós período junino e sempre em dia de domingo, como por exemplo a desse ano, que acontecerá no próximo final de semana, dia 01ª de julho, saindo às 11:00 horas da manhã da praça do bairro Santa Inêis. A compra da camisa por apenas R$ 25,00, da direito aos participantes, a um almoço, três atrações musicais como: Rayrone Camargo, Cledison Cigano e Tony Fernandes. Durante a trajetória teremos som de mine trio com a locução de Rivamar Mesquita, que vem agradando aos cavaleiros e público em geral e acompanhamento da cavalaria da Polícia Militar, até um sítio todo murado que fica localizado no final do bairro São Caetano próximo a sede da Cavalaria Militar.

Os organizadores, o casal Gago e Marli, acreditam que a 5ª Cavalgada sem Destino, irá crescer muito em número de participantes já que vem acontecendo isso em todos os anos. Lembram também que a homenagem nessa festa será destinada a um velho conhecido dos amantes das cavalgadas, Zi Nambú, um dos poucos tropeiro da região.

Segurança, organização, alegria, recheado de muita paz é o que certamente os cavaleiros e amazonas encontrarão neste domingo, em mais uma festa de cavalgada que vem crescendo muito na região.

Projeto “De volta pra casa” acolherá moradores de rua em Itabuna

O secretário de Assistência Social, Acles Dantas, confirmou nesta quarta-feira (27) a implantação do projeto Centro de Referência Especializado para população desabrigada. A ação, que em Itabuna ganhou o slogan “De volta pra casa”, é do governo federal e visa acolher e prestar assistência a pessoas vulneráveis que vivem nas ruas. A casa de acolhimento, que fica no bairro Pedro Jerônimo, está em fase final de reformas, e tem previsão para ser entregue no dia 28 de julho, em comemoração ao aniversário da cidade. Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), foram cadastrados até agora 140 moradores de rua que receberão assistência médica, psicossocial e capacitação profissional. A equipe de assistência será formada por 16 profissionais, entre enfermeiros, psicólogos, educadores e pessoal de apoio.

Vigilância à Saúde reativa Comitê de Combate a Dengue

O Departamento de Vigilância à Saúde promoveu reunião técnica com o objetivo de discutir a reativação do Comitê Municipal de Combate à Dengue, que funciona em parceria com a sociedade civil organizada. A proposta, segundo o diretor do DVS, Florentino Souza, visa à mobilização da comunidade no apoio às ações, objetivando reduzir a infestação pelo mosquito Aedes aegypti, uma prioridade da Vigilância à Saúde. No encontro foram apresentados as ações e resultados no trabalho de combate à dengue em Itabuna, além de ampliada a discussão dos problemas encontrados, sugestões e identificação das estratégias essenciais para enfrentar a doença até 2013.

Parceria entre a FTC e AAPEI amplia assistência aos idosos


O respeito e a valorização do idoso, por meio da promoção de melhor qualidade de vida e mais dignidade para pessoas da 3ª idade, têm sido um dos focos das atividades de extensão e responsabilidade social da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, principalmente com a FTerCeira Idade – Faculdade Aberta da 3ª Idade. A partir de agora, com a parceria que está sendo estabelecida entre a Instituição de Ensino Superior e a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Itabuna (AAPEI), essas atividades alcançarão um número maior de pessoas da 3ª idade, beneficiando uma parcela significativa de cidadãos e cidadãs itabunenses dessa faixa etária. O assunto foi discutido na última quinta-feira, 21, durante audiência entre o diretor da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo; a presidente da AAPEI, Nilza Coutinho; a diretora de movimentos sociais da Associação, Samiramis Aderno; e o presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Estado da Bahia (Sindapeb), Ornan Lapa Serapião dos Santos. Após ouvir atentamente os objetivos e a metodologia das atividades propostas pela AAPEI, Cristiano Lôbo destacou que eles se coadunam com o projeto da FTerCeira Idade, inclusive, quando visam à melhoria da saúde, bem-estar e auto-estima das pessoas por meio de ações socioeducativas de saúde, cultura e lazer.

Convenção lança Vane a prefeito de Itabuna

A convenção dos partidos PRB, PCdoB, PV, PSC, PP e PPS homologou a candidatura de Claudevane Leite (PRB) a prefeito de Itabuna, com o vereador Wenceslau Junior (PCdoB) como vice.


A coligação perdeu o PDT, porque Acácia Pinho queria ser a vice. Ela lançará candidatura própria. Os outros candidatos confirmados são Juçara Feitosa (PT) e José Nilton (Dem), que tentará a reeleição.


O evento de Vane contou com os deputados federais Mário Negromonte (PP) e Márcio Marinho (PRB), os estaduais Negromonte Jr (PP) e José de Arimatéia (PRB), além do secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro (PP).


Claudevane afirmou em seu discurso que Itabuna está em um "momento espiritual ruim" e que precisa de pelo menos 20 anos para ser recuperada. Ele citou o tratamento de esgoto "zero", com todo o esgoto jogado no Rio Cachoeira.


Lembrou do caos na saúde, a mortalidade infantil e a violência, fruto da falta de investimento em ações sociais.

Ilhéus comemora 478 anos de fundação

Uma das localidades mais antigas do Brasil, Ilhéus completa nesta quinta-feira, 28, 478 anos de fundação e 131 de elevação à categoria de município.


A data será celebrada com shows musicais, missas, eventos esportivos e culturais, além da entrega da Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus. Ela é a mais alta condecoração concedida pelo município.


A entrega da Comenda acontecerá às 10 horas, no Teatro Municipal. Ainda como parte das comemorações de aniversário, acontecerá alvorada festiva na Avenida Soares Lopes e missa na Catedral de São Sebastião.


Para quem quer matar a saudade da velha Ilhéus, a Universidade Estadual de Santa Cruz promove duas exposições fotográficas. Uma delas, com nome “Ilhéus Ontem Bela, Hoje linda”, encontra-se no antigo Museu do Cacau, em Ilhéus.


A exposição é composta por 64 imagens do acervo do fotógrafo José Nazal. As fotos foram doadas ao Centro de Documentação Regional da Uesc.


A segunda exposição, “Ilhéus: imagens do passado”, esta no Museu Amélia Amado, em Itabuna. Ela apresenta 20 fotos cujo acervo é fruto de pesquisa da Uesc. Os dois trabalhos ficarão abertos à visitação até o final de julho.

Concurso de Chocolate Gourmet dará sabor especial ao Festival do Chocolate

A partir da noite dessa quinta-feira (28) até o próximo dia 2, será realizado o 4º Festival Internacional do Chocolate, no Centro de Convenções de Ilhéus. Dentro do Festival, será promovido o Concurso de Cacau Fino e Chocolate Gourmet, o primeiro dos três certames que irão aferir a qualidade das amêndoas de cacau fino produzidas em diferentes regiões da Bahia e do Brasil – os outros dois serão o Salon du Chocolat, em Salvador (4 a 8 de julho) e Feira Internacional do Chocolate, em São Paulo (4 a 7 de julho). Na verdade, tudo já está preparado e, depois de cumpridas todas as etapas, da classificação das amêndoas ao fabrico do chocolate, chegou a hora da melhor parte: a degustação. Mas, aos chocólatras de plantão, muita calma nessa hora. A “árdua tarefa” é missão de poucos, destinada apenas aos especialistas, aos chocolatiers. Esses poucos privilegiados – o número varia de acordo com o concurso – são ligados às indústrias chocolateiras de diversos países e já estão chegando a Ilhéus, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo. O resultado do Concurso de Cacau Fino e Chocolate Gourmet está previsto para o último dia do Festival, no feriado do 2 de Julho.

Em 24 horas, 4º homicídio em Itabuna

Mais um homicídio foi registrado nesta quarta-feira (27), em Itabuna. Desta vez, o crime ocorreu na rua Brasília, no bairro Califórnia. É o quarto assassinato em pouco mais de 24 horas, no município. A vítima, Patrick Ferreira Santos, 17 anos, foi alvejada cinco vezes no início da noite. As outras três vítimas mortas na cidade nas últimas horas foram: um homem identificado pelo prenome Elivelton, conhecido como "Panqueca", foi executado, com dois tiros na cabeça, na rua Montes Claros, bairro Vila das Dores. Kleber Marques Silva, o Binho, de 28 anos, foi morto com três tiros quando estava na rua Tomé de Souza, no bairro Califórnia. E um rapaz identificado apenas como Diego Budogue, morto na rua Hercília Teixeira, bairro Conceição.

Passagens de ônibus interestaduais tem reajuste

As passagens de ônibus interestaduais e internacionais de passageiros de linhas que percorrem mais de 75 quilômetros (km) vão ter um reajuste de 2,7% a partir do dia 1º de julho. O aumento foi autorizado nesta quarta-feira (27) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O reajuste, que está previsto em contrato e é autorizado anualmente, não se aplica ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, aqueles com distância de até 75 quilômetros, que será determinado em um ato específico da ANTT. Os reajustes são calculados com base em custos da operação do serviço, como combustíveis, lubrificantes, peças e assessórios e pagamento de funcionários. A variação dos itens de custo é apurada por índices oficiais específicos divulgados por entidades como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis (ANP).

PM apreende explosivos no Daniel Gomes

Por volta das 13 horas desta quarta feira, 27 de junho, guarnições do 15º BPM, atendendo a uma denúncia de drogas e armas num barraco no bairro Daniel Gomes, encontraram três bananas de dinamite, três balanças de precisão, um carregador de pistola 380, seis munições de calibre 9mm, seis cartuchos de espingarda calibre 12, uma capa de espingarda calibre 12, dois pedaços de pavio e dois coletes balísticos artesanais, com placas de metal. Não havia ninguém no interior do barraco. Todo material foi apresentado no plantão da 6ª COORPIN. Fonte: 15º BPM

terça-feira, 26 de junho de 2012

40 PEQUENAS CURIOSIDADES SOBRE O CAVALO


O cavalo é um mamífero do gênero Equus e espécie Equus ferus.

Além do cavalo, os equídeos mais conhecidos são o jumento e a zebra.

A mula é um híbrido entre o cavalo e o jumento.

A denominação para o macho é garanhão; para a fêmea, égua; para o filhote, potro.

A palavra cavalo veio do latim caballus.

Equus significa “veloz” em grego.

Um dos antepassados do cavalo é um pequeno animal extinto chamado mesohippus (“meio cavalo”). O mesohippus viveu há cerca de 40 milhões de anos.

Acredita-se que os primeiros cavalos tenham sido domesticados em 6.000 a. C. ou até mesmo antes disso.

Assim como a do elefante, a sociedade do cavalo (afinal, trata-se de um animal que vive em grupo) é matriarcal.

A gestação da égua dura 336 dias – 11 meses – o que a torna mais longa do que a humana.

Os potros conseguem se sustentar nas duas pernas (diga-se, ficar em pé) apenas duas horas depois de nascidos.

Cavalos tem excelente memória. Eles são capazes de reconhecer uma pessoa anos depois de tê-la visto pela última vez.

Em média, os cavalos vivem 25 anos – embora tenham sido registrados indivíduos com até 40 anos.

Você sabia que é possível determinar a idade de um cavalo observando seus dentes?

Um cavalo bebe, em média, 50 litros de água por dia.

Ainda existem cavalos selvagens? Sim, em diversas partes do mundo. E primitivos? Sim, mas a única espécie sobrevivente de equídeo primitiva é o cavalo-de-przewalsky.

Outra raça de cavalo selvagem primitiva é o tarpan (que afirmam ser antepassado do cavalo árabe). Infelizmente, o último tarpan desapareceu da natureza na década de 1850.

A terceira espécie selvagem (mas nem tão primitiva assim, devido à sua semelhança com a zebra) a desaparecer da natureza foi o quagga. O quagga era um animal exótico, com corpo de mula e pescoço e cabeça listrados como a zebra. O último exemplar foi caçado em 1878.

Os cavalos lendários mais conhecidos são o Unicórnio (cavalo com um chifre no meio da testa) e o Pegasus (espécie de cavalo alado). Nos contos folclóricos brasileiros, existe a mula sem cabeça, um animal que, embora não possua cabeça, cospe fogo.

Existem mais de 300 raças de pôneis e cavalos.

As raças de cavalos mais valorizadas são: quarto de milha, puro sangue inglês, appalooza, percheron, paint horse, lusitano, mustang, andaluz, Galloway, frísio, shire, bretão e árabe.

As raças brasileiras: mangalarga, pampa, campolina e crioulo.

A raça mais antiga é a árabe. Só para se ter uma idéia, a árabe já era conhecida dos antigos egípcios. Acredita-se que seja a precursora de todas as raças modernas.

A raça mais veloz é o puro sangue inglês, que chega a atingir 80 Km/h. Acredite se quiser, mas ele é capaz de fazer 400 metros em apenas 20 segundos.

Uma curiosidade: o nome mangalarga advém do nome da fazenda onde essa raça começou a ser criada.

Você sabe como é chamada a fobia a cavalos? Equinofobia ou hipofobia.

Uma das bebidas típicas do interior do Quirguistão e outros países da Ásia Central é uma bebida fermentada à base de leite de égua.

Sabia que existiu uma deusa galo-romana protetora dos cavalos, mulas e burros? A tal deusa se chamava Epona e era, principalmente, uma deusa da fertilidade. Eponsa costumava ser representada montada num cavalo.

Os gregos diziam que o cavalo brotou da terra por obra do tridente do deus Netuno.

Os cavalos mais famosos da história são: Bucéfalo (cavalo de Alexandre Magno) e Incitatus (do Imperador romano Calígula).

Alexandre, o Grande fundou uma cidade em homenagem a seu cavalo Bucéfalo. O nome da tal cidade? Bucéfala, obviamente.

Incitatus, cavalo do Imperador Calígula, tinha dezoito criados pessoais e dormia no meio de mantas púrpuras. Conta-se que a obsessão de Calígula por seu cavalo era tamanha que ele quis elegê-lo cônsul.

Uma das figuras mais emblemáticas do período medieval é a do cavaleiro. Os cavaleiros geralmente pertenciam à nobreza. Começavam a ser iniciados aos 7 anos e aos 10, começavam a servir aos senhores “feudais”. O reconhecimento como cavaleiro só acontecia aos 20 anos. O ritual da sagração ocorria num combate simulado durante uma festa. Durante as cruzadas, os cavaleiros se transformaram em defensores da fé contra infiéis e hereges.

Segundo o Islã o profeta Maomé ascendeu aos céus montado num cavalo.

Os cavalos mais famosos da ficção são: Trigger (cavalo do cowboy Roy Rogers) e Tornado (do justiceiro Zorro).

Apesar de ainda ser tabu no Brasil, a carne de cavalo é consumida em diversos lugares, principalmente China e países da Europa. Detalhe: o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de carne de cavalo.

Os cortes mais comuns são lagarto, filé mignon, contrafilé, patinho, peito, alcatra e peixinho. Devido à conformação do animal, não existe picanha e cupim.

Sabia que existe sushi de cavalo? Apesar de ser um tanto adocicada e mais difícil de mastigar, a carne de cavalo é servida crua em diversos restaurantes mundo afora – principalmente no Japão.

Chamados de esportes eqüestres, os principais esportes praticados com cavalos são: corrida, adestramento (conhecido como dressage), pólo, enduro e salto.

Hospital retira útero de grávida e descobre feto depois em exame

Uma moradora de Nova Iguaçu descobriu que estava grávida somente depois que seu útero foi retirado por um cirurgião para tratar um mioma. A operação foi realizada no Hospital de Clínicas de Belford Roxo. Segundo o motorista de táxi Rubem Edson Reis, 47, marido da mulher, Cenira Maria dos Santos, 37, a cirurgia de histerectomia (retirada total de útero) ocorreu em 11 de abril. Mas os exames para a cirurgia foram feitos oito meses antes, quando Cenira ainda não estava grávida. E não foram refeitos. “O médico disse que, se ela não operasse, os miomas poderiam se transformar em um câncer”, disse Rubem Reis. Segundo o motorista, durante a madrugada do dia 12, Cenira sentiu fortes dores. “Foi horrível. Quando ela recebeu alta, pedi para levar o útero para ser examinado. Os médicos entregaram em um saco plástico, sem formol”, contou o marido de Cenira. A gravidez foi descoberta após biopsia do órgão. O exame, entregue à família no dia 18 de maio, constatou a presença de um feto de cerca de três centímetros e quatro semanas de gestação. “Quando li, entendi na hora. Mataram um filho meu. Poderia ser o filho homem que nunca tive. Eles disseram que sabiam o que estavam fazendo. Mentiram pra gente”, lamentou Rubem, que tem duas filhas com a mulher, Celeste, 11 anos, e Camila, 6.

Petrobrás quer novos reajustes da gasolina


A Petrobrás deixou claro ontem que continuará brigando por reajustes nos combustíveis e pela paridade dos preços de seus produtos com os praticados no mercado internacional. Em apresentação para detalhar o plano de negócios 2012-2016, a diretoria mostrou que os reajustes da gasolina (7,83%) e do diesel (3,94%) autorizados pelo governo e em vigor desde ontem não compensaram integralmente a defasagem de preços. A apresentação da diretoria ontem mostrou que desde janeiro de 2011 a Petrobrás vem perdendo com o não repasse de preços. "Este é um fundamento do plano do qual não se abriu mão. O reajuste de agora nos colocou mais próximos do alvo, mas o alvo continua sendo a meta da empresa", disse o diretor Financeiro, Almir Barbassa, dizendo que novos reajustes seriam esperados para o médio e longo prazos. Apesar de ter elevado em US$ 14 bilhões os investimentos em exploração e produção, a empresa reduziu em 14% as metas de produção no Brasil para 2020. "Foi com muito realismo que definimos a curva de produção a partir de 2012", alegou a presidente da companhia, Graça Foster. Em encontro com investidores, ela ressaltou que "não é possível considerar milagres na hora que se tem uma demanda tão forte".

Roubo a bancos crescem 58% na Bahia


Um gerente do Banco Itaú da Av. Manoel Dias da Silva, na Pituba, viveu momentos de terror em abril deste ano, depois que a filha de 14 anos foi sequestrada por nove homens armados. Pai e filha seguiam para a escola da jovem, no Cabula, por volta das 8h, quando foram atacados. Ele foi obrigado a retirar quantia não divulgada da agência, enquanto a adolescente ficou com os criminosos, só sendo libertada, na Av. Bonocô, duas horas depois. Este foi um dos 90 ataques a instituições financeiras registradas este ano na Bahia, de acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado – que vem monitorando os crimes. O índice é cerca de 58% maior que os 57 casos registrados no mesmo período de 2011.

Festejos juninos em Ilhéus continuam até quarta-feira no parque de exposições


Milhares de pessoas compareceram à abertura do São João de Ilhéus 2012, ocorrida no último sábado (23), no Parque de Exposições, localizado na rodovia Ilhéus/Canavieiras. Animada pelas bandas Zabumbahia, Mel de Forró e Circuito Fechado, a festa contagiou o público, que curtiu até as primeiras horas da madrugada o tradicional e irresistível forró pé de serra. O evento, que integra as comemorações pelos 478 anos de fundação e 131 de elevação à categoria de cidade, é promovido pela Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Bahiatursa.

Na noite do último domingo (24), o São João de Ilhéus foi agitado por Bebeto, Balaio de Gato, Lordão e Xote Apimentado. Além destas atrações, até a próxima quarta-feira (27), também estarão se apresentando, no mega-palco montado no Parque de Exposições, o cantor Zelito Miranda e as bandas Realce, Estakazero, Forró Quatro Estações e Luiz Bob e os Gonzaga, entre diversos outros.

Toda a estrutura do local foi montada para oferecer diversão e comodidade para os turistas e ilheenses que forem ao Parque de Exposições. Ao todo, o evento conta com cerca de 30 barracas de comidas e bebidas típicas e mais de 30 ambulantes comercializando bebidas e alimentos em todo circuito. Além disso, mais de duas mil lâmpadas, banheiros químicos, postos elevados da polícia militar, estande da Guarda Municipal, unidade de pronto atendimento de saúde e refletores espalhados pelo parque de exposições completam a infraestrutura.

Durante o São João deste ano, a secretaria municipal de Saúde está oferecendo uma importante estrutura de apoio, dotada de ambulância, médico, enfermeiros e auxiliares de plantão. Por sua vez, um forte esquema de segurança utiliza cerca de 30 homens da Guarda Civil Municipal e 60 policiais militares, além do apoio interno e externo da equipe do corpo de bombeiros e do grupamento policial da Caerc. Na rodovia Ilhéus/Canavieiras (BA 001), o evento conta ainda com o trabalho da Polícia Rodoviária Estadual e dos agentes de trânsito da Prefeitura.

Família - O secretário de Governo, Ednei Mendonça, elogiou a organização da festa e salientou que o circuito do forró está sendo curtido por toda a família, incluindo crianças e idosos. “Além de um evento grandioso, marcado por grandes atrações musicais, também é muito importante termos uma festa tranquila e sem nenhum incidente. Afinal, o São João é feito para a nossa população e para aqueles que nos visitam”, comenta Mendonça. Por sua vez, o secretário de Turismo, Paulo Moreira, destaca que o São João de Ilhéus 2012 é sucesso desde o primeiro dia, haja vista a excelente participação da população em geral. “Nosso objetivo é repetir o êxito do ano passado, quando o município foi elogiado por realizar uma das maiores festas juninas do Sul da Bahia”, enfatiza Moreira.

32 municípios terão a Farmácia da Bahia


Prefeitos e secretários municipais de saúde de 32 municípios baianos assinam nesta terça (26), no Centro Administrativo, um convênio para a implantação da Farmácia da Bahia, um investimento da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

O programa, que terá a gestão da Bahiafarma, busca facilitar o acesso aos medicamentos, como explica a diretora Julieta Palmeira, enfatizando que, muitas vezes, os remédios se perdem por estar mal acondicionados ou fora do prazo de validade.

Na rede, serão dispensados medicamentos da farmácia básica, como remédios para hipertensão e diabetes. Nesta primeira fase, a Farmácia da Bahia chega a municípios com até 15 mil habitantes, mas a meta expandir a rede para todo o estado.

TRE vai coibir qualquer propaganda ilegal

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia promete agilidade nas ações contra propagandas irregulares dos candidatos que estarão disputando as eleições deste ano nos 417 municípios.

A partir do dia seis de julho é permitida aos candidatos e coligações a utilização de aparelhagem de sonorização fixa, alto-falantes ou amplificadores de som nas suas sedes ou em veículos.

Mas o TRE alerta que haverá punição para quem utilizar os bens de uso comum, como postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes e paradas de ônibus.

Também não é permitida colocação de propaganda em muros, árvores e áreas públicas. Mas podem ser usados cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas.

Pedro Leonardo pode receber alta no próximo mês, afirma Thiago


O cantor Thiago acredita que o primo e parceiro de dupla, Pedro Leonardo Dantas, deve receber alta já no próximo mês de julho. “Acredito que no próximo mês ou menos um pouco, se Deus quiser, o Pedro terá alta. Ele vai ficar em São Paulo por enquanto para não ter que ficar viajando toda hora, mas a previsão é que no próximo mês ele tenha alta”, afirmou, em entrevista ao G1 e à TV Anhanguera, na tarde desta segunda-feira (25), em Goiânia.

Pedro está internado no Hospital Sírio-Libanes, em São Paulo, desde o dia 26 de abril. Ele sofreu um acidente de carro na madrugada do dia 20 de abril, quando voltava de Uberlândia (MG), onde fez um show na noite anterior. Thiago se mostrou otimista nesse período e contou que a família está mais tranquila com a recuperação do cantor. “Depois de todos aqueles momentos conturbados, agora estamos mais tranquilos. Por tudo que ele [Pedro] teve, estar bem e recuperado hoje é um milagre”, disse.

De acordo com ele, o primo está se recuperando bem e não apresenta, aparentemente, sequelas: “A memória musical dele está perfeita. Ele está fazendo sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, mas já está conversando, formula perguntas e a gente se surpreende a cada semana. Ele também já está ficando de pé e dando alguns passos, ainda muito devagarzinho, mas a cada pequeno passo, a cada gesto de melhora, a gente fica muito feliz”.
A família está confiante e surpreende-se com a recuperação de Pedro. “Até os médicos do próprio Sírio [Hospital Sírio-Libanês] têm dito que é uma recuperação muito rápida. Eles sempre acreditam que vai ser rápida, mas o Pedro tem se mostrado com uma força de vontade muito grande em tudo que está fazendo. A fisioterapia é muito difícil. Eu já acompanhei uma sessão e ele sofre muito, mas a gente está aqui para dar essa força. Eu falo para ele ‘Primo, tenha paciência porque essa hora é a hora que tem que fazer mesmo fisioterapia e fonoaudiólogo para recuperar bem’”, lembrou Thiago.

Drama
Para o sertanejo Thiago, o pior momento que viveu após saber da notícia do acidente com o primo foi quando o viu na UTI, ainda em Goiânia. “A gente nunca espera ver uma pessoa que a gente ama daquele jeito. E ele estava bem inchado, entubado e, nesses momentos, a gente se toca que a é pequeno aqui nessa Terra. Mas, à medida que o tempo foi passando, as coisas foram melhorando”, analisou.

Mas o cantor ressalta que, desde o início da recuperação de Pedro, a família e amigos tiveram várias alegrias. “Um dos momentos em que eu fiquei muito feliz foi quando ele passou pela ressonância e disseram que não ia ter sequela nenhuma e que ele estava bacana. Foi um momento que ficamos muito felizes. Um segundo momento também foi quando ele falou pela primeira vez”.

Demonstração de carinho
Enquanto esteve internado em Goiânia, Pedro, mesmo inconsciente, recebeu presentes de pessoas de vários lugares do estado. Cartas, amuletos e artigos religiosos foram entregues para a assessora de imprensa da família como demonstração de fé e apoio.

Polícia localiza cativeiro usado por sequestradores de jovem em MT


A polícia civil está à procura dos homens suspeitos de terem sequestrado Oziel de Oliveira, 22 anos, em Lucas do Rio Verde, cidade distante 360 quilômetros de Cuiabá. Oziel foi resgatado pela polícia dentro de uma agência bancária enquanto era obrigado a sacar R$ 20 mil a mando dos sequestradores. A vítima ficou conhecida nacionalmente por ter conseguido arrecadar mais de R$ 100 mil em uma campanha pela internet para fazer um tratamento médico. Ele teve câncer bucal há mais de 10 anos e ficou com o rosto deformado pela doença. Na noite deste domingo (24), Oziel foi sequestrado próximo da casa dele, em Lucas do Rio Verde.
A vítima passou a noite amarrada em um cativeiro próximo a uma plantação de milho distante cerca de cinco quilômetros do centro de Lucas do Rio Verde. No local havia um colchão, pedaços de corda e a barraca de lona onde o rapaz foi amarrado. A intenção dos sequestradores era esperar amanhecer e aguardar a abertura da agência bancária para que Oziel fizesse o saque do dinheiro.
"Existia uma preocupação dos bandidos para a vítima não padecer mais do que o necessário. Tiveram o cuidado para forrar o local, colocaram o cativeiro a uma certa altura do solo para que formigas e insetos não judiassem da vítima", observou o delegado, que investiga a possibilidade dos suspeitos serem conhecidos de Oziel. "Certamente é algum amigo, alguém do convívio da vítima, do círculo de amizade dele. Essa é a tese da polícia civil", completou Torhacs.

No entanto, a extorsão não chegou a se concretizar. "O banco estava avisado pela polícia civil, que fez o bloqueio da conta. O caixa percebeu que era a vítima, comunicou o gerente, que chamou a polícia", disse o delegado Marcelo Torhacs. No entanto, quando a polícia chegou à agência, um dos suspeitos de envolvimento no crime conseguiu fugir. "O suspeito fugiu e não foi encontrado", completou o delegado. Segundo a polícia, três pessoas chegaram a ser detidas próximas à agência bancária por suspeita de envolvimento no caso, mas não foi comprovada a participação delas no crime.

O sequestro
Oziel desapareceu na noite deste domingo (24) após deixar a namorada em casa, por volta das 22h. Ele mora no mesmo bairro que a namorada e, segundo a mãe do jovem, Namir Oliveira, a namorada ligou para saber se ele já havia chegado em casa. "Ela me ligou e perguntou se ele [Oziel] havia chegado em casa. Eu disse que não e ela falou que havia ligado para ele e ouviu alguém gritar para ele ficar quieto e desligar o telefone", contou a mãe.

Horas antes de ser encontrado, a família de Oziel recebeu uma ligação do próprio jovem afirmando que ele estaria bem e que era para alguém buscá-lo em uma região de mata de Lucas do Rio Verde. A polícia apura se este telefonema foi estratégia dos sequestradores, pois, enquanto equipes faziam buscas pela região de mata, o rapaz tentava sacar dinheiro na agência bancária. "Trouxeram a vítima ao banco para sacar uma quantia em dinheiro. Por sorte dele, a polícia agiu mais rápido do que os bandidos", disse o sargento João Batista de Oliveira, da Polícia Militar.

Alexandre Frota revela que foi demitido do SBT


Alexandre Frota foi o convidado do dia do “Muito +”, programa comandado por Adriane Galisteu na Band. O artista, que deixou o cargo de diretor artístico do SBT, falou pela primeira vez sobre sua saída. “Sim, fui demitido”, revelou ele. “A decisão foi tomada pela diretoria da casa. Eles concluíram que não precisavam mais do meu núcleo”, explicou ele, que disse não acreditar que Silvio Santos soubesse do ocorrido: “Nem sei se o Silvio já sabia, ele deve estar descobrindo agora, porque assiste a todos os programas”. Frota, que continua na “Praça É Nossa”, ponderou que, no SBT, “ninguém faz nada sem que o Silvio saiba”. Ele fez questão de ressaltar que não “tem mágoa” da emissora e nem “de como foi feita a coisa”, e que sabe que Silvio Santos gosta muito dele. “Deixei muita coisa encaminhada lá”, disse ele sobre seu trabalho na direção artística.

TicoMia explode de alegria no São João de Ibicuí



A festa do TicoMia comemorou 25 anos de história, no último sábado, 23 de junho, em Ibicuí, numa explosão de alegria, comprovando que continua sendo um dos ícones do São João da Bahia. Com um público recorde, formado por baianos e de outros estados, o TicoMia festejou ao som das bandas Mastruz com Leite, Lordão, Aviões do Forró, César Menotti e Fabiano, Dorgival Dantas, e a dupla sertaneja João Bosco e Vinicius. Este ano, as homenagens foram para o centenário dos nordestinos Jorge Amado e Luiz Gonzaga, e para o cinquentenário da banda Lordão. Alegria, muita animação e tranquilidade são características da festa do TicoMia, onde também há espaço para a irreverência de muitos participantes. O evento, organizado pelos produtores Sara e Lourival Dourado Filho, teve início com show de Mastruz com Leite, que há muitos anos participa da festa. Em seguida, a banda Lordão fez o chão da Fazenda El Dorado tremer cantando velhos e novos sucessos do grupo, que já iniciou as comemorações pelos seus 50 anos.

“Isto aqui sempre foi uma cidade forrozeira. Quando cheguei em 72 ao Lordão - já que tenho 40 anos de Ibicuí, o Lordão já tocava aqui no Clube. As pessoas da cidade faziam o São João tão tradicional, tão lindo, que as coisas foram crescendo e empolgando. O próprio TicoMia com 25 anos, a gente lembra daquele barracão, a gente aqui entronchando, tocando de duas da tarde às sete da noite. Hoje, tá aí na parceria com essas bandas lindas Aviões do Forró, que não deixa de vir; César Menotti, agora, que é fã; Mastruz com Leite, que é raiz; Dorgival, que é outro parceiro do xote; Ítalo & Renno e o Lordão, que é a banda do coração. É importante ver esse valor, assim, retribuído”, declarou Kocó, vocalista do Lordão, em meio à festa.

Governador da Bahia faz novo apelo por fim da greve dos professores


Mais um apelo para o fim da greve dos professores da rede estadual do ensino é feito pelo governador Jaques Wagner no seu programa de rádio desta terça-feira (26). “É hora de retorno, é hora de devolver à sala de aula aos nossos alunos, os maiores interessados, para que não sejam prejudicados por essa disputa salarial”. Segundo Wagner, o governo já foi ao limite da sua capacidade orçamentária, ao fazer proposta muito boa de reajuste que, somando às duas promoções garantidas para novembro deste ano e abril de 2013, atingirá entre 22% e 26%. “Não é possível que chegando a esses números, que é o que eles pretendiam, os professores continuam se mantendo nessa intransigência com a greve”. O governador enfatiza que se é um direito reivindicar, é uma obrigação garantir o direito dos alunos de terem aulas. Ele diz que está havendo intransigência de parte das lideranças do sindicato dos professores, postura que não se coaduna com o espírito democrático do seu governo, que sempre se pautou e continuará se pautando pelo diálogo aberto.

Ibirapitanguenses interditam a BR-330


Os moradores de Camamuzinho, Distrito de Ibirapitanga, interditaram, na tarde desta segunda-feira (25), os dois sentidos da BR-330, que liga Ubatã ao trevo que dá acesso a BR-101. Os manifestantes protestam contra a morte Jobérico Honório de Oliveira, assassinado no último sábado com um tiro de espingarda calibre 12. Os manifestantes atearam fogo em pneus e pedaços madeira, e o congestionamento já é quilométrico nos dois sentidos da BR.

“Queremos justiça. Mataram um pai de família sábado e até agora ninguém foi preso. Queremos também é chamar a atenção das autoridades, pois o distrito está abandonado”, reclamou um dos manifestantes. Os populares querem ainda policiamento exclusivo para o distrito, que hoje é atendido pela Polícia Militar de Ubatã. Um guarnição da PM já está no local e apenas observa a manifestação. A Polícia Rodoviária Federal já foi comunicada e deve vir ao distrito para tentar liberar a rodovia.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Veja lista com amizades entre animais que contrariam a natureza

Na semana passada, a americana Karin Caston divulgou foto que mostra a amizade entre o passarinho "Peeps" e seus gatos de estimação. Segundo ela, o pássaro passa algum tempo descasando no pelo dos felinos ou empoleirado nas costas deles. Abaixo, o G1 lista esse e outros casos de amizades entre animais que contrariam a natureza.

Nos EUA, pássaro chega a descansar no pelo de gatos.
Na África do Sul, leoa acabou criando amizade com suricato.

O leopardo chamado 'Salati' e o cachorro da raça golden retriever 'Tommy' mantêm uma amizade inusitada em uma propriedade em Pretória, na África do Sul. Segundo o proprietário Richard Brooker, os dois animais estão sempre juntos. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)

A cadela chamada ‘Clarence’ e a alpaca ‘Cindy’ ganharam destaque em 2010 por causa da amizade em uma fazenda em Goeming, na Áustria. Os dois animais vivem juntos desde que eram filhotes. (Foto: Kerstin Joensson/AP)

No zoológico Ouwehands em Rhenen, na Holanda, um sagui fez amizade com iguana. (Foto: Rob Doolaard/Reuters)

O gato chamado 'Balthazar' e a cadela 'Roxana' chegam a dividir a mesma cama em uma casa em Liptovsky Mikulás, na Eslováquia. (Foto: Joe Klamar/AFP)

Para surpresa dos funcionários de um parque safári em Sun City, na África do Sul, a leoa ‘Zinzi’ acabou criando uma amizade com o suricato ‘Bob’. Os dois são inseparáveis e chegam a dormir abraçados. (Foto: Matthew Tabaccos/Barcroft Media/Getty Images)

A orangotango ‘Suryia’ e o vira-lata "Roscoe" mantêm amizade em um centro de preservação de animais em Myrtle Beach, no estado da Carolina do Sul (EUA). O ‘casal’ já chegou aparecer no programa da apresentadora Oprah Winfrey e no canal ‘National Geographic’. (Foto: Reprodução)

TCU condena Fernando Gomes e secretários


O Tribunal de Contas da União condenou o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e os ex-secretários municipais Eduardo Galvão e Isaac Ribeiro a devolver R$ 119 mil. O TCU confirmou uma série de irregularidades na aplicação de recursos da saúde. Houve irregularidades com dinheiro do Piso de Atenção Básica, repassado pelo governo federal nos anos de 1999 e 2000. Além de Fernando Gomes e dos dois ex-secretários, foram condenados servidores públicos e empresários. O ex-prefeito foi multado em R$ 60 mil, Eduardo Galvão em R$ 50 mil e Isaac Ribeiro em R$ 9 mil. Também foram multados Luzia Bomfim, Alberto Rodrigues, Katia Rejane Lins, Maria Anália de Santana, Suzinete Valadares, Fabrício Valadares, Paulo Queiroz de Araújo, Márcia Ribeiro dos Santos Guerra, Oséas Jesus Santos. Mais Alex Malta Santos, Nelson Ferreira Alves, Margarida Barros Setenta, Alexandre Assis Carvalho e Florisvaldo Ferreira Júnior. Eles terão que devolver um total de R$ 280 mil.

Quando Dilma chorou muito.


Lembrar o drama de uma hemorragia no útero de tanto apanhar. Esse foi o momento crítico do depoimento de Dilma Rousseff ao Conselho de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais, em 2001. Ela já havia se emocionado ao contar que foi colocada no pau de arara e levou socos e choques elétricos.

Mas agora integrantes da comissão que ouviram a então futura presidente revelam que ela desabou mesmo quando falou do desespero do sangramento e do medo de ficar estéril. É o que informa mais uma reportagem da série publicada desde domingo pelo Estado de Minas, que escancara a face mais cruel da ditadura militar. Relato de integrantes da comissão mineira que ouviram o depoimento da ex-militante em 2001 ilustra a emoção que tomou conta da presidente ao relembrar o sofrimento vivido no cárcere. "A pessoa precisava dizer como foi torturada. É por isso que o depoimento da Dilma conta a violência que ela sofreu em Minas", pontua Caroline Bastos Dantas, que tinha 25 anos em 25 de outubro de 2001. Ela havia sido contratada como secretária-executiva da comissão mineira, encarregada de digitar os depoimentos pessoais.

Trechos do testemunho de Dilma abriram a série de reportagens que o Estado de Minas publica desde domingo passado sobre a tortura a que a presidente foi submetida nos porões da ditadura em Juiz de Fora.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Prefeito de Ubaitaba acusado de superfaturar compra de alimentos


O TCM - Tribunal de Contas dos Municípios, acatou, parcialmente, a denúncia de superfaturamento pela Prefeitura de Ubaitaba na aquisição de alimentos em valor superior ao licitado para a merenda escolar, em 2009. Durante sessão nesta quinta-feira, 21, o tribunal aplicou multa de R$ 3 mil contra o prefeito Alexandre Almeida. Também haverá representação ao Ministério Público contra o gestor. Por meio de pregão presencial, o município autorizou a compra de R$ 165.799,82 em alimentos na J.B. Comércio e Indústria de Gêneros Alimentícios, porém a compra custou R$ 252.063,90 ao erário. A J.B. pertence à servidora municipal Silvana Silva Bidu.