visitantes do blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia 2ª de Novembro, comemora-se...

Dia das Bruxas (Halloween) Qual seria a necessidade de um estudo sobre o Halloween se esta é uma festa americana e de alguns países europeus? Apesar desta festividade não ser muito conhecida pela maioria das pessoas no Brasil, ela vem ganhando um grande espaço em nossa cultura através de escolas primárias, escolas de inglês, TV, clubes, etc. O que são as festas de Halloween? O Halloween acontece nas noites dos dias 31 de Outubro que são geralmente celebradas com festas a fantasia, fogueiras e com crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas, etc., saindo de casa em casa pedindo doces. Dia Mundial da Poupança Essa celebração não é somente nacional, e sim mundialmente comemorada. Mas só os países ricos têm motivos e dentes bem tratados para sorrirem, é cada vez mais difícil para nós fazermos uma boa economia para o futuro. Dia da Dona de Casa Mais do que nunca, é hora dos homens darem valor às suas esposas, pelo seu árduo trabalho caseiro; ao menos esse quadro está se nivelando. Será que se inverterá? Dia do Repórter Policial Nos tempos românticos do jornalismo, da imprensa e do cinema, falava-se muito dessa interessante profissão; atualmente,ele já não suporta mais tanto serviço... Dia do Ferroviário Tal qual o comissário de vôo, o ferroviário tem importante função de segurança e conforto aos passageiros, demonstrando competência e respaldo. Dia do Normalista Parabenizados as pessoas que ainda possuem ideais de melhorar o nível educacional do país; não é nada fácil, mas compensador. Dia Mundial do Comissário de Vôo Profissional muitíssimo exigido, para que o bom nome da segurança no transporte aéreo não padeça. Dia da Reforma Protestante

Não é de Itabuna e não é de Itu. É de Brasília!

Nem aqui, na terra dos ´papa-jaca´, foi visto um fruto assim Um servidor público de Brasília, morador da Vila Planalto, colheu neste fim de semana uma jaca de quase 37 quilos e um metro de comprimento. Ribamar Costa acredita que é a maior jaca do mundo, após fazer uma consulta ao Livro dos Recordes. Segundo ele, o livro registra o recorde de um homem nos Estados Unidos que colheu uma jaca de 34 quilos. A fruta foi colhida no domingo, depois que um sobrinho de Ribamar chamou a atenção para o tamanho dela. “Nós pesamos ela na hora e deu 38 quilos e 800 gramas. Eu acho que é porque aqui tudo é orgânico.Todo mês de abril eu boto adubo animal e só uso água da chuva.” (G1)

O Ministério Público Eleitoral, entrou com recurso (nº 14341 - Origem 89901), contra a decisão do TSE que confirmou a eleição de Pedro Jackson Brandão (Pedrão) na cidade de Itapé. Sob protocolo nº 364322012, o Recurso Especial Eleitoral foi registrado às 13h44 desta terça feira (30). O MPE contesta a decisão monocrática (um juiz) do Tribunal Superior Eleitoral e pede uma verificação pelo colegiado (todos os juízes). O pedido do Ministério Público Eleitoral é reforçado pelo argumento de que os juízes estavam envolvidos com o julgamento do mensalão, o que impossibilitou uma análise profunda do processo de rejeição de contas de Pedrão. Caso haja impedimento na diplomação e posse do prefeito eleito, quem assume é o 2º colocado nas últimas eleições, Dr. Humberto Matos.

Os agentes de endemias, após cinco meses sem aparecer no bairro de Fátima, em Itabuna, foram às casas daquela localidade na manhã de segunda-feira (29). Os profissionais ouvidos pelo Diário Bahia admitem que a equipe está reduzida e que muitas vezes foi necessário se deslocar para áreas onde havia maior infestação do mosquito aedes aegypti, deixando descobertos outros pontos da cidade. "Na Califórnia, por exemplo, tinha cinco meses que a gente não ia", lembrou um deles, que prefere não se identificar. São cerca de 140 agentes em campo hoje, entre contratados (90) e concursados. Segundo o agente que compareceu ao Fátima, entraram 206 no início do governo Azevedo. "Muitos pediram demissão e outros estão em outros cargos na prefeitura. O campo está desfalcado, precisa de mais agentes, mas eles não contratam", atestou uma agente que também participou do trabalho no Fátima. Vale ressaltar que Itabuna é apontada como uma das cidades que correm sério risco de epidemia no próximo verão. De acordo com o referido agente, que preferiu não ser identificado, deveria haver seis ciclos por ano. "Mas nós ainda estamos no quarto. Nem o quinto vai ser feito. Se conseguir iniciar, não vai terminar", garantiu ele. Questionado sobre a frequência com que fazem cursos preparatórios para atuar no combate à dengue, o agente de endemias admitiu: Nem lembra quando passou pela última capacitação. "Tem muitos que entraram pela janela, nem curso fez; sempre foi assim", reconheceu, referindo-se a profissionais contratados mediante indicação política.

Eleição de Pedrão novamente ameaçada

O Ministério Público Eleitoral, entrou com recurso (nº 14341 - Origem 89901), contra a decisão do TSE que confirmou a eleição de Pedro Jackson Brandão (Pedrão) na cidade de Itapé. Sob protocolo nº 364322012, o Recurso Especial Eleitoral foi registrado às 13h44 desta terça feira (30). O MPE contesta a decisão monocrática (um juiz) do Tribunal Superior Eleitoral e pede uma verificação pelo colegiado (todos os juízes). O pedido do Ministério Público Eleitoral é reforçado pelo argumento de que os juízes estavam envolvidos com o julgamento do mensalão, o que impossibilitou uma análise profunda do processo de rejeição de contas de Pedrão. Caso haja impedimento na diplomação e posse do prefeito eleito, quem assume é o 2º colocado nas últimas eleições, Dr. Humberto Matos.

Recurso dos vereadores afastados adiado

O recurso dos vereadores afastados da Câmara de Vereadores de Itabuna foi, mais uma vez, adiado. O processo só deve ser apreciado na próxima semana. No momento a documentação está com a Procuradoria do Estado, que só depois de ser devolvida será avaliada pelos desembargadores. Recentemente, os vereadores Solon Pinheiro, Vane e Wenceslau tentaram desbloquear seus bens e retornarem à Câmara, mas o recurso foi negado.

Laudo atesta que Rozano morreu de infarto

A polícia técnica divulgou nesta segunda-feira (30) o laudo que revelou a causa da morte do então vice-prefeito e candidato a prefeito de Arataca, Rozano Sá (PT), aos 39 anos. Ele morreu na tarde do último dia 04 de agosto, em plena campanha, após participar de um comício, e agora ficou constatado que um infarto motivou a perda. Sá, como era mais conhecido, estava sendo apontado entre os favoritos da sucessão municipal em Arataca.

Idosa é presa com crack na calcinha

Investigadores da 9ª Delegacia Boca do Rio prenderam em flagrante, na segunda (29), Berenice Alves Fernandes, de 74 anos, com 55 pedras de crack escondidas na vagina. A droga foi encontrada durante revista feita por uma policial feminina na idosa, que estava acompanhada da neta, a traficante Glaucia Fernandes Bispo, 33, conhecida como “Curtinha”. Acionados por moradores, incomodados com o barulho de uma festa defronte à residência da idosa, em Cajueiro, na Boca do Rio, policiais da 9ª DT, coordenados pelo investigador Carlos Alberto, foram ao local. Eles constataram que havia consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Ao perceber os policiais, a neta tentou se esconder, atraindo a atenção dos investigadores, que a seguiram até a casa, onde se encontrava a avó. Acusadas de integrar uma das quadrilhas que participou da “chacina da Boca do Rio”, em outubro do ano passado, avó e neta estavam sendo monitoradas desde então pela 9ª DT. Muito nervosas e negando qualquer tipo de informação, as duas foram revistadas pela policial civil Gildete Ramos que, além da droga, encontrou R$ 132 com Gláucia, provenientes da venda de drogas, feita no local da festa. Aos policiais, a idosa negou que a droga fosse sua e disse que estava em sua vagina, em um saco plástico, porque a neta, buscando impedir o flagrante, enfiou o pacote em sua calcinha enquanto ela dormia. Gláucia Curtinha já vinha sendo investigada por ser uma das responsáveis pelo trafico de drogas no Cajuzinho, outra localidade da Boca do Rio. Berenice e Glaucia foram autuadas por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Como zumbis, viciados em crack tomam as ruas

Avenida Brigadeiro Trompowski, acesso à Ilha do Governador, às 15h de ontem. Consumindo crack sob sol de quase 40 graus, pelo menos 300 viciados protagonizavam cenas de horror na região, chocando moradores e quem transitava pela via. Transtornados com a ‘onda’ deixada pelas pedras da droga, homens e mulheres maltrapilhos, muitos deles adolescentes e até idosos, atravessavam a via entre os carros com risco de serem atropelados, ameaçavam motoristas e tentavam furtar objetos de quem se arriscava a pé pelo local. Muitos ‘tostavam’ na calçada e alguns pareciam fazer sexo debaixo de lençóis e cobertores.“Como pode um cenário horripilante como esse na cara da polícia”, desabafou o motorista Jurandir Fraga, 46, ao parar num sinal de trânsito na Avenida Trompowski, em frente a uma sede do São Cristóvão, onde estava baseada uma patrulha do Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE), a menos de 50 metros dos ‘zumbis’, como são chamados os viciados.

TCM APROVA CONTAS DA CÂMARA DE ITABUNA

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou, por unanimidade, as contas da Câmara de Vereadores de Itabuna relativas ao exercício de 2011, algo inédito nos cinco últimos exercícios do legislativo municipal. As contas foram aprovadas com ressalvas devido a gastos com assessorias contábeis e jurídicas, conforme relatório do conselheiro José Alfredo Dias. José Alfredo Dias observou que “houve considerável diminuição das irregularidades, principalmente as de gastos exorbitantes com diárias, que motivaram até a destituição da Câmara e atuação da Justiça”. A gestão do legislativo, no entanto, falhou no lançamento de informações no sistema Siga, pagamento sem nota fiscal eletrônica e falta de comprovação de que tenha realizado licitações. O tribunal aponta também gastos acima do aceitável co diárias, “apesar de haver reduzido o montante anual gasto, em comparação com exercícios anteriores. O relator imputou multa de R$ 10 mil ao presidente da Casa, Ruy Machado (PTB), além de ressarcimento de R$ 47.024,64 por causa de pagamento a maior de salário a vereadores. A presidência pode recorrer contra a multa e o ressarcimento. Por meio de sua assessoria, o presidente afastado da Câmara, Ruy Machado, disse que a aprovação das contas demonstra “que durante a administração as ações foram conduzidas de forma transparente, ao contrário do que ocorreu nos anos de 2009 e 2010″.

Drible na lei acelera carteira de motorista

A lei é clara: para tirar a carteira de motorista, o aluno precisa fazer, no mínimo, 20 horas/aula de direção, no caso das categorias A e B, e 15 horas/aula, para C, D e E. Mas, no Distrito Federal, essa determinação é ignorada por alguns centros de formação de condutores (CFCs), que insistem em descumprir as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Correio esteve em 14 estabelecimentos — no Gama, em Planaltina e em Sobradinho — e descobriu que cinco deles, todos localizados no Setor Central do Gama, aceitam que alunos façam menos aulas práticas do que o permitido pelo conselho, órgão máximo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) (leia diálogos).Após receber a denúncia, o Departamento de Trânsito (Detran) garantiu que irá investigar as seguintes autoescolas: Veja, Tipo, Pointer, Visão e Via Brazil.

Acusado de matar PM morre em confronto

Um dos acusados de envolvimento no assassinato de um soldado da Polícia Militar em Ilhéus morreu na manhã desta terça-feira, em confronto com PMs. José Lira Falcão Santos, de 47 anos, estava foragido desde o dia 20. De acordo com as investigações, Falcão fugiu levando a arma do policial militar Alessandro Lima dos Santos. O assassinato ocorreu na Avenida Princesa Isabel, após o soldado tentar evitar o assalto a um supermercado. José Lira Falcão e o comparsa Alexandro Santos chegaram ao local com roupas de trabalhadores da construção civil. Alexandro morreu em confronto com policiais pouco tempo depois da ação contra o PM. Nesta terça, Falcão foi localizado no bairro Teotônio Vilela e resistiu à prisão.

MONTE SANTO: MÃE QUE TEVE FILHOS TOMADOS PARA ADOÇÃO NARRA DRAMA EM CPI

Muito emocionada, a lavradora Silvânia Mota da Silva, mãe de cinco crianças levadas irregularmente para adoção no município baiano de Monte Santo, disse hoje (30), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, que só foi informada da perda da guarda dos filhos e da entrega deles a outras famílias quando representantes do conselho tutelar tiraram dela as crianças. O juiz substituto da Vara Criminal do Fórum da Comarca de Monte Santo, Luiz Roberto Cappio Guedes Pereira, informou que anunciará, até o início de dezembro, sua decisão sobre o caso das cinco crianças. De acordo com o juiz, há irregularidades no processo, mas, antes de decidir, é precisos ouvir todas as partes, inclusive as crianças. Uma advogada do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Bahia (Cedeca-BA), Isabela da Costa Pinto Oliveira, acompanhou Silvânia na CPI. Silvânia contou aos deputados que andava pelas ruas quando representantes do Conselho Tutelar de Monte Santo a informaram da perda da guarda dos cinco filhos. “Eu estava na rua e chegaram umas pessoas com um papel, dizendo que eu estava perdendo a guarda dos cinco meninos. Eles me pararam na rua e mandaram descer para o fórum. Aí, um casal chegou com uma carta e com a minha filha nos braços. Eu e meu pai ficamos do lado de fora [da sala do fórum], acompanhados por um policial, para não entrar”, disse a lavradora, chorando. “Saí e, quando cheguei em casa, minha filha não estava mais. Comecei a chorar. Depois procurei a delegacia para fazer um atestado de pobreza. Fui ao conselho tutelar e ninguém me informava nada. Fui, falei com a promotora e ela disse que eu precisava de um advogado para ter informação sobre meus filhos”, acrescentou Silvânia.

Com o outubro mais seco em 83 anos, reservatórios do NE estão no limite

Os reservatórios da Região Nordeste estão em estado de alerta. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apresentados durante reunião do Programa Mensal de Operação, o volume de chuva que tem caído nas principais bacias da região é o pior dos últimos 83 anos - o que tem dificultado a recuperação dos reservatórios. Para complicar a situação, nem todas as termoelétricas definidas pelo ONS conseguiram entrar em operação.Só em outubro, o nível de armazenamento do Nordeste despencou 8,2 pontos porcentuais, de 42,6% para 34,4%, o menor nível desde 2003. Os reservatórios estão apenas 5,8 pontos acima do limite de segurança para o abastecimento do mercado - um mecanismo de alerta criado pelo governo após o racionamento de 2001.A esperança é que as chuvas de novembro e dezembro sejam mais consistentes e consigam recompor os lagos das hidrelétricas. "A formação do El Niño provocou uma seca muito forte no Nordeste e depreciou o nível dos reservatórios.

Estagiários de Itabuna estão sem ajuda

Os cerca de 400 estagiários da Prefeitura de Itabuna continuam sem receber a ajuda de custo mensal de R$ 400. Eles se queixam de que o atraso já chega a cinco meses e o problema também atinge quem atua na saúde e educação. Os estagiários contam que a promessa de pagamento dos atrasados vem sendo feita há três meses. Na semana passada, mais uma vez, a prefeitura anunciou que a situação seria regularizada na sexta-feira 26. Mas nesta terça-feira os estagiários ainda não tinham recebido a ajuda de custo. Eles se queixam que não tem a quem reclamar porque os secretários municipais "ficam jogando a responsabilidade um para o outro." Os estagiários não são os únicos sofrendo no final de governo. Os servidores do quadro efetivo estão há dois meses sem o vale-transporte. Apenas um pequeno grupo tem sido beneficiado.

OPERAÇÃO “TAPA-BURACOS”

No período de campanha, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, meteu os pés pelas mãos, fez “obras” de qualquer jeito, derramou asfalto em ruas onde faria suas caminhadas eleitorais no dia seguinte. Serviço ruim, eleitoreiro, mas que custou caro. Agora, a Prefeitura tem muitos “buracos” para ser tapados, mas é em suas contas. Não é por outra razão que o governo se mobilizou para fazer a Câmara aprovar em regime de urgência o programa de recuperação fiscal, o chamado Refis, e Azevedo corre para que o dinheiro chegue logo… porque ele quer “lhe usar”. O prefeito já sancionou o projeto, que concede 100% de desconto para dívidas tributárias vencidas até dezembro de 2011. Os débitos podem ser pagos em até duas vezes, desde que a última parcela caia no dia 28 de dezembro, quando se encerra o prazo para obtenção do benefício. A Prefeitura mantém uma equipe de plantão para receber os devedores e emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Tudo rapidíssimo, pois o momento é de urgência.

Um policial é morto a cada 32 horas no Brasil

Um policial é assassinado a cada 32 horas no país, revela levantamento feito pela Folha nas secretarias estaduais de Segurança Pública.De acordo com esses dados oficiais, ao menos 229 policiais civis e militares foram mortos neste ano no Brasil, sendo que a maioria deles, 183 (79%), estava de folga.O número pode ser ainda maior, uma vez que Rio de Janeiro e Distrito Federal não discriminam as causas das mortes de policiais fora do horário de expediente. O Maranhão não enviou dados.São Paulo acumula quase a metade das ocorrências, com 98 policiais mortos, sendo 88 PMs. E só 5 deles estavam trabalhando. O Estado concentra 31% do efetivo de policiais civis e militares do país, mas responde por 43% das mortes desses profissionais em 2012.Pará e Bahia aparecem empatados em segundo, cada um com 16 policiais mortos.Para Camila Dias, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, o número é elevado. "Apenas para comparação, no ano de 2010 foram assassinados 56 policiais nos EUA."Segundo ela, a função desempenhada pelos policiais está relacionada ao alto número de mortes, mas em São Paulo há uma ação orquestrada de grupos criminosos, que leva ao confronto direto com a Polícia Militar.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ambulância do Samu invade casa no município de Itamaraju

Na noite deste domingo (28), uma ambulância do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (Samu) invandiu uma casa no município de Itamaraju, cerca de 750km da capital. Segundo os enfermeiros da Samu, estava sendo prestado um atendimento em uma outra residência, quando o automóvel desceu uma ladeira desgovernado e se chocou com o imóvel. Ainda de acordo com informações dos socorristas, não se sabe o motivo por qual a ambulância desceu já que estava com o freio de mão puxado. Os danos causados ao imóvel serão totalmente arcados pelo município. Como não havia ninguém no veículo, nem na casa atingida, ninguém ficou ferido com o acidente. Uma outra ambulância foi enviada ao local para continuar o antendimento que estava sendo prestado anteriormente.Correio

Termina nesta quarta-feira (31) prazo de cadastramento do Minha Casa Minha Vida

Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para os beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida resolverem suas pendências com a secretaria da Assistência Social e Trabalho (Seast) de Ilhéus, a pedido da Caixa Econômica Federal. As listas com os nomes dos beneficiários podem ser encontradas na sede da secretaria; situada à rua Mário Alfredo, s/n, Avenida Itabuna, e no prédio anexo de secretarias da Prefeitura Municipal de Ilhéus. Para realizar o cadastramento, o beneficiário deve ir à sede da Cruzada do Bem pelo Bem, das 8 às 12 horas, até o dia 31 de outubro. A Cruzada fica localizada na rua Teodoro Sampaio, s/n,centro. Para se cadastrar, é preciso levar RG (original), CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento (caso o beneficiário seja casado), Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência. É necessário levar também a mesma documentação para todos os membros da família. Se o beneficiário for casado ou estiver em uma união estável, o comparecimento do casal é obrigatório.

PREFEITO ELEITO, ACM NETO DIZ QUE COMEÇA A “ESCREVER UMA NOVA HISTÓRIA”

ACM Neto (DEM) foi eleito neste domingo (28) o novo prefeito de Salvador, derrotando o candidato do PT Nelson Pelegrino no segundo turno. Neto assume a prefeitura em janeiro, substituindo João Henrique Carneiro (PP). A vice-prefeita de sua chapa é Célia Sacramento, do PV. Depois de um primeiro turno disputadissímo, a briga este domingo foi novamente acirrada. Com todas as urnas apuradas, Neto teve 53,51% dos votos e Pelegrino 46,49%. A abstenção foi de 21,53%, votos brancos foram de 2,48% e nulos chegaram a 6,66%; Neto comemorou o resultado em sua página no Facebook. “Não duvidei um só minuto da força do nosso povo. Hoje, começamos a escrever uma nova história e Salvador vai reconquistar seu brilho e orgulho. Obrigado pela confiança! Vamos juntos defender Salvador!”, postou.

PRAZO PARA REVALIDAR PASSE ESTUDANTIL TERMINA NO DIA 31

Estudantes de Itabuna que utilizam o transporte coletivo devem ficar atentos ao prazo para revalidar o passe que dá direito a 50% de desconto na passagem de ônibus. O atendimento com esta finalidade será realizado somente até esta quarta-feira, dia 31, na sede da Associação das Empresas de Transporte Urbano (Aetu), em frente à estação rodoviária. Para fazer a revalidação, o estudante deve comparecer ao local com RG e CPF. Para quem é aluno de escola pública, é exigido que o nome conste nas listas encaminhadas pelos estabelecimentos de ensino à Aetu, além de ser necessário apresentar atestado de frequência. No caso de alunos de escolas particulares, é cobrado o comprovante de pagamento do boleto do mês anterior ou atestado de frequência do mês de solicitação da meia passagem. O atendimento na sede da Aetu é prestado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, sem intervalo. A associação alerta que não será possível revalidar o passe estudantil após o dia 31.

MP pede que ex-prefeito de Itabuna devolva terreno que doou ao município

Suspender um decreto de reversão que devolveu ao ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, um terreno de 26 mil m² que ele mesmo havia doado ao município quando era o chefe do executivo. O pedido tem caráter liminar e foi feito pelo Ministério Público em ação civil pública por meio do promotor de justiça Inocêncio de Carvalho, tem caráter liminar e requer ainda que sejam proibidas obras de qualquer natureza no imóvel objeto de reversão. Caso acatado o pedido pela justiça, seu descumprimento importará em multa diária de R$ 5 mil. Além de Fernando Gomes figuram com demandados na ação o prefeito de Itabuna, Nilton Azevedo; os advogados Carlos Burgos e Juliana Burgos; bem como a Prefeitura de Itabuna. O decreto, de 13 de março deste ano, reverteu ao patrimônio de Fernando Gomes a área de terra de sua propriedade, doada ao município de Itabuna em 2005. A doação estava condicionada à construção de centro de convenções e teatro municipais. Caso a obra não ficasse pronta em dois anos, uma cláusula da doação estabelecia a devolução do terreno por reversão para o proprietário, o então prefeito Fernando Gomes, o que foi feito através de processo administrativo disciplinar realizado pela prefeitura. No entanto, investigações do MP revelaram que R$ 4 milhões já tinham sido investidos pela prefeitura e R$ 13 milhões pelo governo da Bahia, que sequer participou do processo de reversão. O terreno foi devolvido com 95% da superestrutura de concreto e 70% da estrutura metálica do teatro, com 10% da estrutura de concreto do centro de convenções, além de obras de terraplanagem, drenagem e pavimentação ligando o terreno à BR 101, o que importou em “enriquecimento sem causa” do então gestor, conforme afirmou na ação o promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho. A ação dá conta ainda de que as obras foram paralisadas por tempo indeterminado em 2005, ainda durante a gestão de Fernando Gomes, por falta de pagamentos e por indefinições de projetos. De acordo com Inocêncio de Carvalho, a reversão, realizada durante a gestão de Nilton Azevedo, coligado político de Fernando Gomes, caracteriza disposição do interesse público. “A reversão resultou em prejuízo para a coletividade, além de importar enriquecimento de R$ 17 milhões para o ex-prefeito”, destacou o promotor de Justiça, acrescentando que o governo estadual e a Câmara de Vereadores foram consultados sobre a reversão. “É importante frisar que o suposto descumprimento do prazo de dois anos para a construção da obra pretendida se deu por omissão do próprio beneficiado, fato que sequer de longe, poder-se-ia confundir com a consecução de interesse público”.

Novo prefeito define transição em Ilhéus

O prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, do PP, enviou ofício ao prefeito Newton Lima, do PT, nesta segunda-feira, com os nomes dos integrantes da equipe de transição. A lista é composta por oito integrantes. São eles Antonio Joaquim Silva, Israel Nunes, Isaac Albagli, Carlos Mascarenhas, Vladmir Hughes, John Ribeiro, Víctor Veiga e Marcos Paulo Azevedo. Jabes Ribeiro afirmou que o grupo vai fazer uma análise do município. O prefeito eleito considera o levantamento dos dados administrativos e financeiros tarefa fundamental à elaboração do plano de governo. Ribeiro explicou que o trabalho será feito "de maneira transparente e em constante diálogo com a sociedade". Ele afirmou que espera que o atual prefeito realmente facilite a transição, conforme prometeu. De acordo com o Jabes, a coleta desses dados será muito importante para a elaboração do diagnóstico que norteará as medidas necessárias à reestruturação da máquina pública.

PREFEITURA DEVE ATÉ CINCO MESES A ESTAGIÁRIOS DO CIEE EM ITABUNA

Cerca de 400 estagiários que atuam nas mais diversas áreas do município de Itabuna estão sem receber o salário, uma bolsa no valor de R$ 400,00 por 20 horas semanais de trabalho. A informação foi confirmada a uma estagiária na manhã desta segunda-feira (29), por um atendente do CIEE (Centro de Integração Empresa-escola). Segundo a ONG, que recruta estagiários tanto para o setor público como para o privado, a prefeitura confirmou apenas verbalmente que iria pagar a remuneração na última sexta-feira. Mas não o tinha feito até ontem. Com a remuneração atrasada há cinco meses, uma estagiária telefonou para a prefeitura, com o intuito de saber quando o pagamento será regularizado. Ela foi informada que haveria uma reunião na tarde desta segunda. A secretaria de Educação deveria definir neste encontro quando o pagamento seria feito a todos os estagiários.

PRF captura bicho-preguiça na BR-101

Um bicho-preguiça estava em situação de risco, caminhando sobre a BR-101, quando policiais rodoviários federais da delegacia de Itabuna o apreenderam, no km 546, trecho de São José da Vitória. Os policiais avistaram o animal, que é nativo da Mata Atlântica e está ameaçado de extinção, atravessando a rodovia. Diante do risco de acidente, ele foi capturado e levado para a Reserva Zoobotânica da Ceplac, em Ilhéus. Ainda no final de semana, PRFs do Posto de Divisa Alegre apreenderam, no sábado, 27, à tarde, 4 kg de pasta base de cocaína e 1 Kg de cocaína pura em um ônibus interestadual. A ação ocorreu durante operação de combate ao tráfico de drogas no km 932 da BR-116, município de Encruzilhada. Ao abordar um ônibus que fazia a linha São Paulo/SP X Parnaíba/PE os policiais encontraram a droga em uma mochila. Não foi possível identificar o dono das drogas, por isso todos os passageiros foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Cândido Sales.

Assasinato no Bairro Jardim Grapiúna em Itabuna agora a noite

Na noite desta segunda-feira (29), um jovem identificado como Patrick foi assassinado no bairro Jardim Grapiúna, mais conhecido como favela do Bode. O pai da vítima chora e ora ao lado do corpo do filho. Existe a possibilidade de Patrick tenha sido morto pelo mesmo grupo que, matou na noite de ontem, Francisco Santos Leite, mais conhecido como "Arroz", no Centro Comercial. Patrick trabalhava na empresa Divisul e no momento do crime, estava descarregando um material no galpão da empresa.

O BALANÇO DOS PARTIDOS APÓS AS ELEIÇÕES NA BAHIA

Em números absolutos, o Partido dos Trabalhadores sai vitorioso das eleições municipais de 2012 na Bahia. A sigla elegeu o maior número de prefeitos no estado, com vitória em 93 municípios. Presidido no estado pelo vice-governador Otto Alencar, o recém-criado PSD é o segundo colocado, com 73 prefeitos eleitos, seguido pelo PP, legenda do atual prefeito da capital baiana, João Henrique, com 52 gestores. O DEM ocupa a 10ª posição no ranking de prefeituras conquistadas nas urnas este ano: foram nove – mesmo número alcançado pelo PSDB. Mas o Democratas derrotou o PT nos dois maiores colégios eleitorais do estado: Salvador, com ACM Neto e Feira de Santana, com José Ronaldo. Aliado do DEM na capital, o PMDB é o quarto colocado com 44 prefeituras, seguido de perto pelo PDT do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, que elegeu 43 gestores. O PSB da senadora Lídice da Mata fez 28 prefeitos na Bahia e o PCdoB da vereadora e ex-candidata a vice-prefeita de Salvador Olívia Santana saiu vitorioso em 13 municípios. Informações do Bahia Notícias.

"Jornal da Tarde" deixará de circular após 46 anos; Grupo Estado fala em reduzir custos

Circula nesta quarta-feira (31) a última edição do "Jornal da Tarde", um produto do Grupo Estado, após 46 anos de sua fundação. O jornal teve uma tiragem média de 37.778 exemplares por dia em agosto, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC). A meta ao fechar o "JT", segundo a empresa em nota no site do "Estado de S. Paulo", "leva em conta o objetivo de investir na marca Estadão com uma estratégia multiplataforma integrada (papel, digital, áudio e vídeo e mobile), para levar maior volume de conteúdo a mais leitores, sem barreira de distância e custos de distribuição". "Hoje, o meio jornal é a segunda mídia mais importante para a publicidade, com o dobro de participação do terceiro colocado. Daí a estratégia de focar no Estadão, principal marca do Grupo, e de investir em uma plataforma digital mais robusta e avançada", diz Francisco Mesquita Neto, diretor presidente do Grupo Estado. Segundo funcionários, por decisão da Justiça, eles terão estabilidade no emprego até 4 de dezembro, quando haverá outra audiência; até lá, uma comissão negociará benefícios para quem for demitido.

Itabuna está sem combate à dengue

Integrantes da equipe de transição do prefeito eleito Claudevane Leite estão preocupados com uma possível epidemia de dengue em Itabuna. O alerta foi emitido pela Secretaria Estadual de Saúde há mais de um mês. A preocupação aumentou com denúncias de moradores de que os agentes de combate à dengue praticamente desapareceram depois das eleições. O que piorou também foi o serviço de limpeza pública. Em muitos bairros o serviço não vem sendo feito regularmente. Com isso, o cenário está perfeito para o aumento no índice de infestação predial de larvas do mosquito transmissor da doença. Para os membros da comissão de transição, as ações de combate ao mosquito da dengue precisam ser mantidas até que o novo prefeito assuma em janeiro. Neste ano, Itabuna já registra cerca de 6.700 casos da doença. Duas pessoas morreram no início do ano. O índice de infestação da dengue em Itabuna é um dos maiores da Bahia, acima de 12%.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Projeto vai armazenar água da chuva

O Governo do Estado firmou convênio, nesta sexta (26), com as entidades vencedoras do edital para desenvolvimento de ações do Projeto Mais Água. Com recurso de R$ 135, 9 milhões, a chamada pública, que deverá ser executada até 2014, vai construir 15.655 estruturas hídricas, que vão proporcionar acesso e utilização sustentável da água da chuva para 21.235 famílias. Durante a cerimônia, a secretária Mara Moraes ressaltou o compromisso conjunto entre os governos estadual e federal para a universalização do acesso das famílias do semiárido à água. “Com nossos esforços, vamos criar uma nova forma de conviver com a seca”. Terão acesso os povos e comunidades tradicionais, pertencentes a assentamentos de reforma agrária, assim como os cadastrados no Cadúnico. As 24 entidade construirão sete tipos de estruturas para captação e armazenamento de água de chuva, a exemplo do barreiro trincheira familiar, barreiro trincheira comunitário, cisternas de enxurrada, bomba popular, tanque de pedra.

Esposa mandou matar técnico do DPT

O homem que confessou ter atirado em um funcionário do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna acusa a mulher da vítima de ser a mandante. Madison Freitas Santos, o Kiko, de 25 anos, foi preso em uma oficina no bairro Sarinha. Madison confessou que atirou no auxiliar de necropsia Jailson Alves dos Santos, o Jai. Inicialmente, ele afirmou que atirou porque desconfiava que o funcionário do DPT passava informações sobre os bandidos para a polícia. Porém, o caso teve reviravolta com o avanço das investigações. O atirador acabou contando que Vanda Caldeiras Gomes, de 38 anos, foi quem encomendou o assassinato do marido. Madison informou que receberia R$ 1.500 e uma relação sexual em troca do crime. Jai foi atingido com três tiros na madrugada de quinta-feira, na localidade conhecida como Gogó da Ema. Ele está internado no Hospital de Base. A polícia descobriu que, minutos antes da tentativa de homicídio, o acusado falou, por telefone, com Vanda Gomes.

Homem sobrevive após levar 15 tiros em BH

Um homem de 31 anos sobreviveu após levar 15 tiros na noite de quinta-feira no Bairro Vila Maria II, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os suspeitos do crime não foram encontrados. De acordo com a Polícia Militar (PM), o crime aconteceu na Rua Pinto Alves. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Célio Braga Pedra foi atingido nos braços, nádegas e cabeça. Ele foi levado para a Santa Casa da cidade e depois transferido para o Hospital João XXIII. Testemunhas informaram a PM que autor do crime já é conhecido por outros homicídios.

"Promotor interferiu no resultado da eleição"

Neste sábado (27), o vereador e radialista Roberto de Souza (PR), partiu para o ataque contra o promotor de justiça Inocêncio Carvalho. Segundo Roberto, o MP interferiu no resultado da eleição da câmara de vereadores de Itabuna. Roberto lembrou que o promotor teve o tempo todo para entrar com as ações, só deixou para entrar no ano eleitoral, além do mais pedir o afastamento antes do julgamento: “toda ação ele pede o afastamento dos vereadores, ele interferiu no resultado da eleição para vereador. Teve ação (eleitoral) contra o prefeito Capitão Azevedo (DEM), e o candidato Vane (PRB). Mas estou tranqüilo, a verdade vai ser revelada e não tem nenhuma prova contra mim”, declarou Roberto.

Haddad supera Serra, e PT volta a governar São Paulo após oito anos

Após oito anos, o PT volta ao poder na maior cidade do país com o triunfo de Fernando Haddad, 49, eleito prefeito de São Paulo após vencer José Serra (PSDB) no segundo turno. A conquista da prefeitura paulistana representa uma vitória pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que bancou a candidatura de Haddad, e, mesmo entrando tardiamente na campanha por conta da recuperação de um câncer na laringe, ajudou o ex-ministro da Educação a sair de patamares de 3% nas primeiras pesquisas de intenção de voto e chegar à reta final da disputa na liderança. A vitória de Haddad acontece em um momento complicado para o PT, já que ex-integrantes da cúpula do partido foram condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por envolvimento no mensalão, maior escândalo político do governo Lula (2003-2010). No comando administrativo da principal capital do Brasil, os petistas tentarão pavimentar o caminho para a conquista inédita do governo do Estado em 2014. Além do apoio de Lula, Haddad contou com a popularidade da presidente Dilma Rousseff, que teve papel decisivo na campanha, participando de comícios e sendo personagem frequente do horário eleitoral gratuito. Do lado do adversário, a derrota de Serra pode representar o fim da carreira política do tucano que, aos 70 anos, disputou sua quinta eleição consecutiva. Foi derrotado nas duas últimas --na deste ano, para Haddad, e na presidencial de 2010, quando foi superado por Dilma no segundo turno. Serra contava com o apoio do atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD), e do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB).

Juíza suspende concurso de prefeitura

A juíza Andréa Beraldi concedeu liminar suspendendo o concurso que seria realizado pela Prefeitura de Medeiros Neto. A medida atendeu a um pedido do promotor de Justiça George Elias Gonçalves Pereira. A juíza determinou ainda que seja suspenso o contrato entre a prefeitura e a Ágora Consultoria, até o julgamento final da ação. A decisão ocorreu depois da constatação de que houve irregularidade na contração da empresa. A prefeitura fez a licitação na modalidade pregão presencial, com o tipo menor preço, quando deveria ser na modalidade melhor técnica ou técnica de preços. Também foi proibido o pagamento do contrato ou sua prorrogação. O contrato previa que a empresa Ágora Consultoria ficaria com as taxas de inscrição recolhidas dos candidatos no momento da inscrição, contrariando os princípios aplicáveis à administração pública. Segundo o promotor George Elias, o repasse das inscrições poderia conduzir a um superfaturamento da empresa contratada para a realização do certame. A multa diária é de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão.

ACM Neto (DEM) é eleito em Salvador e coloca "carlismo" no poder da capital após 8 anos

O carlismo está de volta ao poder em Salvador. ACM Neto (DEM) venceu o segundo turno e foi eleito prefeito da capital baiana neste domingo (28), derrotando o candidato do PT, Nelson Pelegrino. Com o resultado, Salvador passa a ser a maior capital do país governada pelo DEM, partido que perdeu força nas urnas em 2012, e viu o número de prefeituras cair de 496, em 2008, para 276, nestas eleições (sem considerar as cidades onde teve segundo turno). Salvador é a terceira cidade com maior número de eleitores do país, 1,9 milhão. Além da capital baiana, o partido foi eleito em Aracaju, com João Alves (DEM). A vitória também dá força ao DEM na Bahia, onde, além da capital, o partido venceu em Feira de Santana, segundo maior município do Estado, a 108 Km de Salvador. As duas cidades possuem juntas 22% do eleitorado baiano.

IMAGENS SACRAS SÃO FURTADAS DE IGREJA MATRIZ EM CAMAMU

O apagão da noite de quinta e a madrugada de ontem, dias 25 e 26, pode ter facilitado a ação de bandidos na igreja matriz de Camamu, no sul da Bahia. Duas imagens sacras foram furtadas da Igreja Nossa Senhora da Assunção. Kassio Soares, da Diocese de Ilhéus, diz que as imagens têm valor incalculável: uma coroa datada de 1937 e um Ostensório de 1652. “As peças compõem a história da paróquia [de Camamu] e também da Diocese de Ilhéus”, afirma. A partir da divulgação das imagens, a Diocese tenta identificar e facilitar a recuperação das mesmas.

Guilherme Menezes (PT) é reeleito em Vitória da Conquista

(PT) foi reeleito prefeito de Vitória da Conquista, cidade da localizada na região sudoeste da Bahia, neste domingo (28). Segundo a Justiça Eleitoral, com 96% das urnas apuradas, Guilherme já estava confirmado no cargo, totalizando 56,24% dos votos válidos, o que equivale a 88.253 votos. O petista disputou o cargo com o candidato Herzem Gusmão (PMDB). Com 96% das urnas apuradas, Herzem tinha 43,76%, com 68.680 de votos. Guilherme acompanhou a apuração dos votos na sede do PT em Vitória da Conquista. Ao saber do resultado, ele agradeceu aos eleitores, parabenizou os adversários pela oportunidade do debate sobre a cidade e disse que foi uma disputa intensa. "Vitória da Conquista mostrou que o elo com meu governo está mais forte do que nunca", afirmou o prefeito reeleito. Ele acrescentou que vai fazer uma análise crítica sobre as prioridades do governo em sua nova gestão. Sobre o eleito Guilherme Menezes de Andrade tem 68 anos, é baiano da cidade de Iguaí, médico, casado e pai de dois filhos. Guilherme tem 20 anos de carreira política e já esteve à frente da prefeitura da cidade por outras três vezes nos períodos de 1997 a 2000, 2001 a 2004. Em 2008, voltou à prefeitura para o atual mandato. Em 1994, Guilherme Menezes foi eleito deputado estadual pelo PT, mas renunciou para se candidatar à prefeitura de Vitória da Conquista, sendo eleito para o seu primeiro mandato em 1997. Em 2002, quando exercia o seu segundo mandato, renunciou ao cargo de prefeito para se candidatar deputado federal também pelo PT, função que assumiu por duas vezes, de 2003 a 2007 e de 2007 a 2008. Em 2008, deixou ao cargo para voltar ao executivo municipal de Vitória da Conquista, em seu mandato atual que começou em 2009.

Apagão foi causado por um curto-circuito

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que o apagão que atingiu os estados do Nordeste, além de Pará e Tocantins, foi provocado por “um curto-circuito” na linha de transmissão Colinas, no Tocantins. De acordo com o operador, para eliminar o defeito entraram em ação as proteções de retaguarda da subestação de Colinas. Como resultado, o Sistema Norte/Nordeste foi separado do Nacional, o que provocou o desabastecimento. Na Bahia, o apagão atingiu todos os 417 municípios. Na região, a falta de energia ocorreu por volta das 23h20. Em Ilhéus e Itabuna o fornecimento de energia começou a ser normalizado por volta de meia noite e trinta. Mas em algumas regiões do estado o fornecimento só foi normalizado depois de quase seis horas. O Ministério das Minas e Energia realizou reunião de emergência para debater as causas e o que poderá ser feito para evitar.

WAGNER PENSA EM UM “POSTE” PARA 2014

Embora tenha nomes como o do senador Walter Pinheiro, do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e do secretário estadual Rui Costa, o governador Jaques Wagner pode buscar um nome diferente destes que aparecem para a disputa pelo Palácio de Ondina em 2014. O governador diz que pode recorrer a quadro técnico e menos político. E lembra até a conjuntura que levou o ex-presidente Lula a fazer escolha pela então ministra Dilma Rousseff, hoje presidente e dona de aprovação recorde dentre todos os mandatários brasileiros após o “período de chumbo”. A conversa pode ser séria ou apenas para tirar a pressão sobre os seus ombros – que tende a aumentar após o fechar das urnas hoje. Quanto ao nome do sucessor – ou sucessora -, tudo dependerá da avaliação de seu governo até o 2014. E, nessa conta, Wagner também precisa incluir nomes de partidos aliados. Marcelo Nilo (PDT) quer, Otto Alencar (PSD) também. Outros estão na fila, embora chamuscados pela passagem apagada como ministro em Brasília, a exemplo de Mário Negromonte (PP).

Jovem é amarrado e executado em Teixeira

Um homem ainda não identificado pela policia foi encontrado morto numa estrada vicinal, às margens da BR 101, próximo à Parada do Pedrão, em Teixeira de Freitas, na manhã deste domingo (28). O homem trajava uma calça jeans, cueca branca com lista preta e uma camisa preta. O delegado plantonista, Dr. Julio Cesar e sua equipe, compareceram para fazer o levantamento cadavérico. Segundo o perito, Dr. Manuel Garrido, a vítima foi executada com dois disparos de arma de fogo, que acertou o pescoço e a cabeça. Ainda segundo Garrido, com a vítima não foi encontrado nenhum documento de identificação e o crime tem características de execução e os matadores tentaram tirar ao alguma confissão da vítima antes de matá-lo, pois os pés e as mãos da vitima estavam amarrados, com a boca amordaçada com uma camisa.

Bahia teve 109 mortes de Aids em 2012

Neste ano, a Bahia já registrou 109 mortes de pessoas adultas que contraíram a Aids. 53 delas eram de Salvador. Na região, foram registradas três mortes em Ilhéus. O município registrou ainda quatro novos casos de Aids neste ano. Notificações foram feitas também em Buerarema, Camacan, Coaraci, Itaju do Colônia, São José da Vitória e Itabuna, que juntos somaram 15 ocorrências. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Bahia, em todo o estado já foram notificados 1.072 novos casos de Aids, dos quais 655 em Salvador. O segundo em número de doentes é Vitória da Conquista, seguido de Juazeiro, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Camaçari. Os casos de Aids nesses municípios podem ser conferidos na edição do final de semana de A Região.

Homicídio na noite de domingo em Itabuna

Francisco Santos Leite, foi assassinado com vários tiros no centro comercial de Itabuna neste domingo (28). Segundo informações de pessoas que presenciaram o crime elementos chegaram em um veiculo de cor vermelha já atirando contra Francisco que morreu na hora. Ao lado do corpo da vitima foi encontrada uma faca de serra. O corpo de Francisco foi necropsiado no DPT de Itabuna. A polícia ainda não tem pistas do assassino nem a motivação do crime.

Justiça acata ação e condena policiais por tortura

e os condena a dezenas de anos na cadeia. A ação correu em Ibicaraí, a 40 km de Itabuna, onde o promotor de Inocêncio Carvalho (foto), com base no procedimento administrativo de investigação criminal de nº 01/03, ofereceu denúncia contra oito policiais.Jessé de Santana Teles, Rômulo de Oliveira, José Guilherme Sousa Santos, Domingos Bispo de Oliveira, George Eduardo Rodrigues Varjão, Antonio Oliveira Nascimento, Luciano Rosário Leite e Ananias Martins dos Santos foram os julgados. Na sentença, o juiz André Britto, da Vara Crime, lembra que a criminalização da tortura no Brasil pela Lei nº 9.455/97, em obediência à normativa constitucional e aos tratados internacionais, “é um passo em direção à normatização de um desses direitos fundamentais do homem”. “No caso analisado, o Ministério Público deflagrou corajosa operação que resultou na realização de diligência na delegacia de polícia de Ibicaraí, onde foram apreendidos instrumentos que confirmaram inúmeras denúncias de que naquele local a tortura era reiteradamente praticada”. Os abusos provocaram tamanha revolta e indignação social que os cidadãos romperam o medo natural dos policiais e passaram a fazer inúmeras denúncias ao Ministério Público a respeito das torturas na delegacia de polícia. Choque e socos Segundo as informações prestadas ao MPE, depois confirmadas em juízo, policiais civis e servidores da prefeitura agiam sempre do mesmo modo, fazendo prisões “para averiguação”, sem flagrante ou mandado judicial, deixando as vítimas incomunicáveis, às vezes por vários dias. Nem o Juiz nem o Ministério Público eram informados das prisões. Os agentes passavam a praticar tortura física e mental nos presos, com socos, chutes, choques elétricos, afogamentos, palmatória e agressões com um pau com pregos. O objetivo era a obtenção de informação, declaração ou confissão a respeito de crimes ocorridos em Ibicaraí. “Os acusados passavam a torturar as vítimas para obter confissão, certamente fundados na errônea percepção de que a confissão era suficiente, por constituir a rainha das provas”, diz o juiz. As cenas descritas pelas vítimas e testemunhas “são inimagináveis e dignas de um filme de terror, demonstrando que, na delegacia, funcionava uma verdadeira filial do Departamento de Ordem Política e Social, conhecido como DOPS”, prossegue a sentença. O juiz destaca que a tortura, pelas instituições, é “algo absolutamente inadmissível num Estado Democrático de Direito, além de configurar uma verdadeira contradição interna do sistema, pois órgãos encarregados do cumprimento das leis não poderiam agir de forma ilícita”. Condenação Numa sentença de 136 páginas, o magistrado individualizou as penas da seguinte forma: Jessé de Santana Teles foi condenado a 37 anos, 9 meses e 18 dias de reclusão. José Guilherme Souza Santos teve a mesma pena; Domingos Bispo de Oliveira foi condenado a 4 anos, 8 meses e 12 dias de cadeia. Antônio Oliveira Nascimento foi condenado a 4 anos, um mês e 6 dias. Luciano Rosário Leite foi condenado a pena de 4 anos, 2 meses e 12 dias de reclusão, além da perda do cargo, como no caso dos anteriores, e o pagamento das custas processuais. O juiz enviou ofício à Secretaria de Segurança Pública para adoção das providências necessárias à exoneração dos réus dos quadros da Polícia Militar e da Polícia Civil. Ananias Martins dos Santos, que fazia dos quadros da polícia civil, faleceu em dezembro de 2010. Por outro lado, o juiz absolveu o acusado George Eduardo Rodrigues Varjão da acusação, por não ficar caracterizada a materialidade do crime. Determinou ainda o desmembramento do processo de Rômulo Martins e o intimou para perícia em 10 dias.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mero e tambaqui não podem ser capturados em todo o país

A pesca de pelo menos duas espécies de peixes está proibida no país. Instrução do governo federal declarou como ilegal a captura e a venda do mero pelos próximos três anos. Encontrado em toda a costa brasileira, o exemplar faz parte da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Outra norma veda, ainda, a pesca, o armazenamento e o comércio do tambaqui na bacia hidrográfica amazônica entre outubro deste ano e março de 2013. As duas medidas têm o objetivo de garantir a preservação e a reprodução das espécies. No caso do mero, a captura era ilegal desde 2002, mas perdeu a validade em setembro deste ano. No último dia 17, porém, instrução normativa dos ministérios do Meio Ambiente e da Pesca estendeu a proibição até outubro de 2015. A medida se baseia no declínio da população do peixe e nos sérios riscos de extinção. Já o defeso do tambaqui ocorre desde 2003 e dura seis meses por ano, em decorrência das migrações reprodutivas do peixe. Na cheia, ele se alimenta de frutos e sementes. Quando chega a seca, os exemplares jovens ficam nos lagos de várzea e os adultos vão para as águas barrentas onde desovam. Nesse período, as espécies adultas não se alimentam e vivem da gordura acumulada antes. Por isso, a pesca fica temporariamente proibida.

Bebeto tenta ajudar a Fonte Nova

O governo baiano está pedindo a ajuda de Bebeto para trazer o La Coruña ao Brasil. A ideia é fazer um torneio para reabrir a Fonte Nova com o clube espanhol, Bahia e Vitória. O quarto clube convidado também seria europeu – Ajax, PSV, Benfica e Porto foram sondados.

MARCELO GANEM SE APRESENTA EM PARIS

O músico Marcelo Ganem, de Buerarema, fará duas apresentações durante o Salon du Chocolat de Paris, evento que começa no próximo dia 31 e vai até o dia 4 de novembro. Será a segunda vez que o artista participa do evento. Os shows acontecem nos dias 2 e 3, dando destaque às composições incluídas no álbum Amoroso Chocolate. Está prevista a presença do percursionista itabunense Cláudio Kron, que vive em Londres. Ganem viaja à França a convite da Câmara Setorial do Cacau e do Instituto Cabruca.

GOVERNO INVESTIRÁ R$ 4,1 BILHÕES NA PESCA

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, lançaram nesta quinta-feira (25) o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que prevê investimento de R$ 4,1 bilhões até 2014 na indústria da pesca com objetivo de dobrar a produção brasileira e alcançar 2 milhões de toneladas por ano. O público-alvo do plano, segundo informações do ministério, são aquicultores familiares e comerciais, pescadores artesanais, armadores de pesca, agricultores familiares e indústrias do setor. O plano, que foi anunciado na última segunda-feira (22) por Dilma durante o programa de rádio Café com a Presidenta, engloba diversas ações de estímulo ao setor. Entre elas, aumento de créditos aos pescadores, assistência técnica, formação de cooperativas e investimento na melhoria nas condições de armazenagem e comercialização. Com o programa, pescadores com renda de até R$ 160 mil por anos e aquicultores com renda de até R$ 320 mil por ano terão acesso à linha de crédito do Programa de Financiamento da Agricultura Familiar (Pronaf). Eles pagarão 4% de juros ao ano e terão dois anos de carência para quitar o crédito utilizado no custeio da produção. Informações do G1.

GOVERNO INVESTIRÁ R$ 4,1 BILHÕES NA PESCA

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, lançaram nesta quinta-feira (25) o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que prevê investimento de R$ 4,1 bilhões até 2014 na indústria da pesca com objetivo de dobrar a produção brasileira e alcançar 2 milhões de toneladas por ano. O público-alvo do plano, segundo informações do ministério, são aquicultores familiares e comerciais, pescadores artesanais, armadores de pesca, agricultores familiares e indústrias do setor. O plano, que foi anunciado na última segunda-feira (22) por Dilma durante o programa de rádio Café com a Presidenta, engloba diversas ações de estímulo ao setor. Entre elas, aumento de créditos aos pescadores, assistência técnica, formação de cooperativas e investimento na melhoria nas condições de armazenagem e comercialização. Com o programa, pescadores com renda de até R$ 160 mil por anos e aquicultores com renda de até R$ 320 mil por ano terão acesso à linha de crédito do Programa de Financiamento da Agricultura Familiar (Pronaf). Eles pagarão 4% de juros ao ano e terão dois anos de carência para quitar o crédito utilizado no custeio da produção. Informações do G1.

Polícia prende quadrilha em Banco Cental

Guarnições da Cipe Cacaueira e do PETO 70 realizaram uma “batida” no distrito de Banco Central, em Ilhéus, na manhã de ontem (quarta, 24) e prenderam uma quadrilha supostamente envolvida com o tráfico de drogas. No grupo, estavam Normando de Souza (Ricardinho), Vagner Queiros de Oliveira, Tailán Medrado Gonçalves, Tailana Medrado Gonçalves, Fabiano Neres Pacheco, Marcelo Batista dos Santos e Sandra da Silva dos Santos. Com eles, a polícia encontrou armas, 25 papelotes de cocaína além de dois tabletes de maconha prensada e 07 trouxas prontas para venda.

Identificado homem morto no Mangabinha

A Polícia Técnica divulgou na tarde desta quinta feira (25), o nome do homem encontrado morto na rua Ubaldino Brandão, no bairro Mangabinha, Marcos de Oliveira Nascimento (Boca), 22 anos, que morava com a avó no bairro de Ferradas, sofria de distúrbios mentais. De acordo com seus familiares, ele tinha uma namorada no bairro Lomanto e desde ontem não tinha retornado para casa. A vítima foi alvejada no pescoço e ainda foi furada com uma faca do lado contrário ao tiro.

EXPANSÃO DA YAMAHA NO SUL DA BAHIA

Itabuna voltará a ter uma bandeira da Yamaha. A Nitro inaugura nova concessionária da marca japonesa de motos no município, após abrir loja Yamaha em Ilhéus. A solenidade será nesta quinta, 25, às 18h, na Avenida José Soares Pinheiro.

Celulares na BA vão ganhar mais um dígito

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (25) o cronograma de implantação do nono dígito nos números de celulares de todo o país. A mudança vai até dezembro de 2016. Os estados de Alagoas, da Bahia, do Ceará, de Minas Gerais, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe começarão a usar o nono dígito até dezembro de 2015. As localidades englobam os DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 71, 73, 74, 75, 77, 79, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89.

APAGÃO NO NORDESTE DURA MAIS DE 1H20MIN

Um apagão de mais de 1h20min de duração deixou praticamente toda a região Nordeste às escuras nesta noite de quinta e início de sexta, 26. O blecaute começou às 23h14min e teve fim por volta de 0h38min em algumas áreas da Bahia, a exemplo do sul do Estado. Todos os municípios sul-baianos foram atingidos pelo apagão, inclusive Itabuna e Ilhéus. Ainda não há posicionamento oficial sobre as causas do apagão. A energia “retorna” aos poucos, mas a capital Salvador tem vários pontos às escuras ainda à 1h desta sexta. De acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), parte da região Norte também ficou no escuro por causa de um “problema na interligação de sistema” que garante energia para estados do Nordeste e Norte e Sudeste (Minas Gerais). Atualizado à 1h.

Prefeitos somem e não pagam os salários

Milhares de trabalhadores temporários e ocupantes de cargos comissionados estão pagando o preço da derrota de seus candidatos, nas ultimas eleições, em municípios do sul da Bahia. Eles reclamam que o salário de setembro ainda não foi pago e não sabem se vão receber até o final do ano. A queixa está sendo feita por contratados em municípios como Itabuna, Itapé, Almadina, Jussari e Barro Preto. Os trabalhadores temporários e comissionados se queixam que o pagamento deveria ter sido feito no início deste mês. Eles afirmam que, para piorar, os prefeitos sumiram dos gabinetes depois que foram derrotados nas urnas. Dados do Tribunal de Contas dos Municípios revelam que praticamente todos os prefeitos do sul da Bahia vinham gastando acima do permitido por lei com a folha de pagamento. Muitos estavam usando até 70% da receita líquida com o pagamento de pessoal. Por lei, só podem ser gastos no máximo 54% da receita.

Itabuna é representada no Mundial de Judô

Começa neste sábado (27), em Stela Maris, Salvador, o Campeonato Mundial de Judô. Itabuna será representada por uma delegação de 42 pessoas convidada pela Federação Baiana, Confederação Brasileira e Federação Internacional de Judô. Comandado por Reubis Almeida Silva - 2º Dan de Judô, o grupo deixa Itabuna no sábado às 23 horas, saindo da prefeitura em ônibus da Águia Branca. O Secretário de Esportes, Alcântara Pelegrini, está oferecendo todo o suporte para a viagem da delegação.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dia 24 de Outubro, comemora-se...

Dia das Nações Unidas A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo principal de manter a paz e a segurança internacionais, propósito que resulta claramente do preâmbulo da Carta das Nações Unidas. A Carta das Nações Unidas consagra o Estatuto da ONU e foi assinada por representantes de 50 países em São Francisco a 26 de Junho de 1945, no final da Conferência das Nações Unidas sobre a Organização Internacional. A Declaração das Nações Unidas foi assinada por representantes de 26 nações que se encontravam em guerra com as Potências do Eixo. Entre aquelas contava-se a Polônia, que não participou na Conferência de S. Francisco. Deste modo, são 51 os Estados membros originários. Mas a ONU está aberta a todos os Estados pacíficos que aceitem as obrigações da Carta. Dia Mundial do Desenvolvimento Acompanhando o Dia das Nações Unidas, esperamos o desenvolvimento social de todos os países do mundo de uma forma positiva. Dia Internacional das Missões Missões eram, de um modo geral, bandeiras jesuíticas européias que adentravam a América selvagem. Dia do Sapateiro

Ex-Ministri Italiano é investigado pelo crime de corrupção no Brasil

O ex-ministro italiano do governo de Silvio Berlusconi, Claudio Scajola, é investigado pela justiça de seu país pelo crime de corrupção internacional por sua suposta mediação em 2010 na venda de fragatas ao Brasil, indicaram nesta terça-feira (24) meios de comunicação italianos. "Scajola era considerado um canal privilegiado com o Ministério da Defesa do Brasil", acusou o ex-diretor de comunicações da gigante italiana Finmeccanica em declarações ao Ministério Público. De acordo com o portal Terra, o Ministério Público de Nápoles investiga a regularidade dos contratos milionários assinados entre filiais da Finmeccanica e o Brasil, assim como o papel desempenhado pelo ex-ministro Scajola na operação.

Cachaça de Ilhéus é eleita a quinta melhor do Brasil

Há 10 anos, quando o representante comercial Luiz Fernando Galletti, 61, decidiu trocar a vida agitada de Campinas/SP por Ilhéus, no sul da Bahia, em busca de mais qualidade de vida, o seu maior investimento foi comprar um lote na zona rural do município. A meta era plantar alguns coqueiros e viver à sombra da história do distrito de Maria Jape, onde fica a Capela de Santana, uma das mais antigas do Brasil, construída no século XVII, e pertencente ao antigo Engenho de Santana. A vida pacata e a história do lugar o estimularam a produzir, sem compromisso, os primeiros litros de uma cachaça fabricada por ele mesmo para oferecer aos amigos. Mas o que seria apenas um agrado às pessoas mais próximas, tornou-se um grande negócio. Hoje, segundo o JBO, a cachaça Rio de Engenho é a quinta melhor do Brasil nos quesitos cheiro e paladar, eleita pela revista VIP. “A ideia era apenas mudar de vida. Mudei de rumo”, conta o empresário.

TRANSIÇÃO EM ITABUNA E ILHÉUS

Uma resolução do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) define os 30 dias anteriores à posse dos novos prefeitos como o prazo para os trabalhos de transição. Em alguns municípios, negociações estão acontecendo para que esse prazo seja mais elástico, a exemplo de Itabuna e Ilhéus. Na última sexta, a equipe de transição do prefeito eleito em Itabuna, Vane do Renascer (PRB), se reuniu com o controlador-geral do Município, Antônio Calhau. O encontro foi amistoso e não parece, à primeira vista, que há empecilho à ideia de iniciar a transição já em novembro. Em Itabuna, a equipe de transição do governo eleito já foi formada. Em Ilhéus, o prefeito eleito, Jabes Ribeiro (PP), já indicou alguns nomes.

Dengue ameaça seis municípios da região

Pelo menos seis municípios do sul da Bahia correm o risco de enfrentar uma epidemia de dengue no próximo verão. São localidades em que o número de casos notificados cresceu entre 500% e 3.800% neste ano, em relação a 2011. Além de Itabuna, que não consegue reduzir o alto índice de infestação predial de larvas do mosquito transmissor da dengue, estão em situação preocupante Ibicaraí, Coaraci, Itajuípe, Arataca e Barro Preto. Em Itajuípe, entre primeiro de janeiro e esta terça-feira, o número de notificações cresceu 996%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 614 casos contra 56 de 2011. Em Ibicaraí, o crescimento no número de casos foi de 3.000%. Foram 496 notificações neste ano, contra 16 de 2011. Em Barro Preto, o número de casos saltou de 2 para 79. O aumento na quantidade de notificações foi de 3.850%. Em Arataca houve crescimento de 560% no número de casos de dengue, em relação a 2011.

Evangélicos protestam contra novela global na internet

Um movimento, organizado por fiéis da Igreja Universal, protesta virtualmente contra a novela “Salve Jorge”, que estreou na Rede Globo nesta segunda (22). Por meio de mensagens na internet, os evangélicos orientam todos os seus membros a não assistirem à novela, escrita por Glória Perez. O grupo argumenta que a história é um veículo de adoração a Ogum, já que São Jorge é uma das representações do orixá no Brasil. As manifestações começaram no blog “Exército Universal”, mantido por integrantes da igreja. Segundo os autores das mensagens, o termo “salve”, parte do título da novela, é uma saudação à entidade espiritual. O grupo argumenta que com a saudação diária a Ogum, o “Espírito de Deus” se distanciará dos lares brasileiros. Além do blog, os fiéis mantém uma página no Facebook onde também divulgam mensagens de repúdio à novela. O grupo também acusa a novela de promover "apologia ao lesbianismo", através das personagens de Vera Fischer e Tammy Gretchen, que se relacionarão com mulheres no decorrer da trama.
As manifestações contam com o apoio do líder da igreja, o bispo Edir Macedo. Em seu blog oficial, Macedo comparou a novela de Glória Perez com “Rei Davi”, minissérie da Rede Record reprisada desde a segundano mesmo horário da produção da Rede Globo. “Quem é mais importante? Davi, o rei que agradou o coração de Deus, ou Jorge, um Deus pagão travestido de santo? Quem merece sua atenção? Quem é o verdadeiro exemplo?”, escreveu o bispo. Procurada pelo jornal Folha de S.Paulo, a Rede Globo se pronunciou sobre a acusação de adoração a Ogum. A emissora disse que “Salve Jorge” não fala sobre o santo que dá nome a novela, mas sobre o mito do guerreiro. Segundo emissora, a referência a São Jorge está ligada ao fato de ele ser o padroeiro da cavalaria de um dos núcleos da novela. Já o "Exército Universal" comentou a repercussão do caso e negou que organize um boicote contra a novela. "O que foi divulgado por nós foram orientações (totalmente diferente de 'boicote') direcionado ao público evangélico, pois nós cremos em algo totalmente diferente do que será exibido na novela global", explicou o grupo.

GLEBÃO EXPLICA PROPOSTA

O vereador Glaby Carvalho de Andrade, o Glebão (PV) procurou o PIMENTA para explicar sua proposta de alterar o turno das sessões da Câmara de Itabuna, da parte da tarde para a noite. A sugestão foi assunto de postagem aqui no blog e gerou diversos comentários de leitores, a maioria opinando que o vereador deve condicionar seus horários aos compromissos legislativos, e não o contrário. Para Glebão, houve interpretação equivocada de suas intenções. O vereador esclarece que seu objetivo, ao propor as sessões à noite, não está focado em conveniência ou comodidade, mas em transparência. A ideia seria permitir que um maior número de pessoas pudesse acompanhar as sessões, tanto plenárias como das comissões técnicas, já que à tarde uma grande parte dos cidadãos e cidadãs está no trabalho. O vereador explica ainda que tem outra proposta para ampliar o conhecimento da população acerca das ações do legislativo: seria a transmissão das sessões, via rádio e internet.

Mulher levava droga e celular na vagina

Está presa no conjunto Penal de Itabuna Cássia Maria Santos da Silva, de 25 anos. Ela foi detida em flagrante, na manhã desta terça-feira, ao tentar entregar drogas e um celular para um preso. De acordo com a polícia, Cássia Maria mora no bairro Maria Pinheiro e levava a droga para Melques Levi de Souza Barbosa. O celular e um tablete de maconha eram transportados na vagina da mulher. Ela estava muito nervosa e, pouco antes de ser revistada, pediu para ir ao banheiro. Foi feito o procedimento e descoberto o material dentro de uma camisinha. Segundo a polícia, o homem para quem Cássia pretendia entregar o celular e a droga é acusado do assassinato, em 2010, no bairro Jorge Amado, de uma adolescente de 16 anos.

Um morto em tiroteio no Pedro Jerônimo

Um homem morreu e três ficaram feridos em tiroteio na noite desta terça feira (23), na rua São Paulo, bairro Pedro Jerônimo. Crispim Soares de Oliveira, 27 anos, foi alvejado e morreu dentro de um bar. Os feridos foram socorridos por uma equipe do SAMU e encaminhados para o Hospital de Base. Crispim era um homem de bem, segundo populares, e trabalhava como pedreiro.

PEDRÃO GANHA TAMBÉM NO TSE

O prefeito eleito de Itapé, Pedro Jackson Brandão, Pedrão (PSB), teve o registro de candidatura deferido também no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira, 23, em decisão monocrática do ministro Arnaldo Versiani. A oposição ao prefeito eleito havia entrado com recurso contra o registro de candidatura devido à reprovação de contas do ano de 2008 na Câmara de Vereadores. Já às vésperas de julgamento no Tribunal Regional Eleitoral baiano, Pedrão conseguiu decisão favorável do Tribunal de Justiça reconhecendo que o legislativo não garantiu ampla defesa ao candidato. Este foi mesmo entendimento do ministro do TSE. “Sempre confiei na Justiça”, disse o prefeito eleito em entrevista ao PIMENTA.

BA tem 4 mil casos de violência doméstica

Neste ano, a Bahia já registrou 4.278 casos de violência doméstica e sexual. Em Salvador foram 1.844 ocorrências entre janeiro e este mês. No interior, os municípios com maior quantidade de notificações de violência doméstica e sexual são Feira de Santana, Vitória da Conquista e Barreiras. Em Feira foram 503 ocorrências. Em Conquista foram 245 casos. Barreiras registrou 224 ocorrências. No sul da Bahia os municípios que fizeram notificações foram Arataca, Buerarema, Gandu, Gongogi e Ibicaraí. Ainda Ilhéus, Itabuna, Iguaí, Pau Brasil, Mascote, Santa Luzia e Una. Foram registrados mais de 160 casos de violência doméstica e sexual nesses municípios. Somente em Ilhéus e Itabuna foram 110 notificações.

DEFEITO EM SEMÁFOROS COMPLICA TRÂNSITO NA REGIÃO CENTRAL DE ITABUNA

Boa parte dos semáforos das avenidas centrais e de trechos mais movimentados em Itabuna apresentava defeito nesta noite de terça, 23. Apenas o sinal de alerta era emitido, aumentando riscos de acidentes em cruzamentos perigosos como os da Avenida do Cinquentenário com a Rua Adolfo Maron e Cinquentenário-Praça Adami. As duas áreas são das mais movimentadas do município. Nos cruzamentos, pedestres, motoristas e motociclistas precisavam redobrar a atenção para evitar acidentes. Havia agente de trânsito auxiliando motoristas e pedestres no cruzamento Cinquentenário-Adolfo Maron somente no período da tarde e até as 18 horas. Com a quebra dos semáforos, motoristas e motociclistas eram obrigados a avançar sobre a faixa de pedestre para ter visão de carros e evitar acidentes de outra via, como a Adolfo Maron.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dia 23 de Outubro, comemora-se...

Dia da Aviação Brasileira A Aviação iniciou-se no Brasil com um vôo de Edmond Plauchut, em 22 de outubro de 1911. O aviador, que fora mecânico de Santos-Dumont em Paris, decolou da praça Mauá, voou sobre a avenida Central e caiu no mar, da altura de 80m, ao chegar à ilha do Governador. Era, então, bem grande o entusiasmo pela aviação. Na redação do jornal A Noite, no dia 14 de outubro, fundava-se o Aeroclube Brasileiro, que em janeiro do ano seguinte teria sua escola de aviação. Dia Mundial da Informação O dia a ser comemorado hoje muito tem a ver com a realidade profissional do século a vingar: informação e atualização constantes.

Detidos após atirarem contra PM de Itabuna

Duas pessoas foram detidas e duas fugiram após uma abordagem realiza pela guarnição Águia XXI. A ação policial aconteceu em um beco no bairro Banco Raso, Itabuna. Segundo os soldados, os quatro indivíduos quando avistaram a chegada da guarnição efetuaram de cinco a seis disparos de arma de fogo, fugindo em seguida. Paulo Frederico Nascimento, 19 anos e um adolescente de 17 anos foram capturados e com eles a PM encontrou, 02 munições de revólver calibre 38, 33 pedras de crack e uma bucha de maconha. O menor já tem varias passagens pela policia, mas ambos os conduzidos informaram que não são traficantes e sim usuários. Tentativa de homicídio No inicio da madrugada desta segunda-feira (22), um homem não identificado, rendeu alguns jovens que saiam de uma festa que aconteceu no Espora de Ouro, os forçando a entrarem no veículo Celta que seria de uma das vítimas. Após ameaças com arma de fogo, o homem também no veículo e forçou o motorista a dirigir até as proximidades da invasão atrás do Motel Carinhoso, quando uma das vítimas tentou tomar a arma dele. O revólver disparou e atingiu de raspão na cabeça o rapaz de 18 anos que reside na cidade de Dário Meira e não teve seu nome. Nesse momento o motorista perdeu o controle do carro que capotou. O criminoso fugiu do local em direção ao Bairro Nova Itabuna. A vítima do disparo foi encaminhada para o Hospital de Base. Guarnições da PM realizaram diligências, mas não conseguiram encontrar o fugitivo. Texto: Radar Notícias

O melhor programa policial da Bahia, agora está em novo endereço: Rádio Jornal

Paulo Leonardo e Oswaldo Bispo, estarão, a partir desta segunda feira, apresentando o Ronda Policial, às 16 horas, na Rádio Jornal de Itabuna. Menos de 24 horas após serem demitidos da Rádio Difusora, os dois repórteres foram convidados por diversas emissoras de Itabuna e Ilhéus, mas preferiram ficar na Jornal, onde foram abraçados pelos novos companheiros e pelo proprietário da empresa, Duda Polirodas. A dupla garante que vai continuar fazendo o melhor programa policial da Bahia. "Estamos aqui para somar e vamos, a partir de agora, vestir a camisa 560 da Jornal", disse Oswaldo Bispo. Leonardo volta a rádio que o revelou e Osvaldo tem sua primeira experiência fora da RD. Ouvinte chateada Uma ouvinte do programa Antonio Carlos, na Difusora, concluiu sua participação pelo telefone dizendo estar chateada com as saídas de Leonardo e Osvaldo da RD. O apresentador tratou de cortar a ligação, dizendo que são decisões da direção da rádio. Mas Antonio Carlos disse, em seguida, que ele e Nádson Monteiro passaram por situação idêntica (política), quando foram demitidos pelo ex prefeito e ex dono da mesma rádio Difusora, Fernando Gomes. Nádson, foi chamado a retornar, mas não quis. Antonio Carlos voltou, ainda não gestão FG.