visitantes do blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cão mais feio do mundo será eleito nesta sexta-feira; veja 19 concorrentes


O cão mais feio do mundo será eleito nesta sexta-feira (22) durante uma feira em Petaluma, no estado da Califórnia (EUA). Em sua 24ª edição, a competição conta com 19 concorrentes. Em votação no site (até as 15h desta quinta-feira), o cristado chinês "Mugly" era o preferido do público, com 902 votos, seguido pelo cão chamado "Creature", que somava 792.

Ruy acelera processo de apreciação de contas atrasadas para votação


O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Ruy Machado, declarou esta semana que o processo de apreciação de contas de ex-gestores do Legislativo e do Executivo que ainda estão pendentes na Casa deverão entrar em votação ainda neste mês de junho. A prestação de contas do ex-presidente da Câmara, Edson Dantas ficará à disposição do público durante trinta dias para exame e apreciação conforme edital publicado em jornal local. Essas contas são relativas ao ano de 2007 e estão acompanhadas de parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios. Por outro lado, as contas do ex-prefeito Fernando Gomes estarão sendo discutidas na próxima semana após a leitura do parecer do relator, vereador Milton Gramacho. Além dessas contas relativas ao ano de 2007 , o ex-prefeito também tem outra do exercício de 2008 que também devem ser apreciadas pelos vereadores. Segundo explica Ruy Machado, todas as prestações de contas atrasadas que estão na Casa serão devidamente apreciadas e votadas. A idéia é limpar a pauta o quanto antes ainda que a gente vá encontrar obstáculos de ordem política, disse o presidente do Legislativo. Na minha gestão quero deixar tudo em ordem e nenhum processo ficará para trás, completou, lembrando que ainda tem contas pendentes do atual prefeito Newton Azevedo e do ex-presidente da Câmara Clovis Loyola.

Coelba Móvel vai atender em Ibicaraí


Nos dias 25 a 29 de junho, e de 3 a 6 de julho, a Agência Móvel da Coelba estará em Ibicaraí, na Rua Tiradentes, próximo a Prefeitura, à disposição do público das 9h às 16h.


O objetivo é realizar atendimento especial de cadastramento dos clientes na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia.


Em Ibicaraí, cerca de 1.900 famílias perderam o benefício por não terem feito o recadastramento e por isso estão pagando a conta com valor maior ao que estavam acostumados.


Segundo o que determina a Lei Federal, para garantir o desconto da Tarifa Social, os consumidores precisam possuir renda familiar mensal de até meio salário mínimo, por pessoa, e apresentar o NIS (Número de Identificação Social).


Os consumidores que não estiverem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) devem primeiro procurar a prefeitura do município, visando obter o Número de Identificação Social (NIS) e então apresentá-lo à Coelba.


Além do cadastramento, estão disponíveis pedidos de novas ligações, parcelamento, segunda via, religações, entre outros. A Agência Móvel tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores.

Milhares procuram cidades com São João

Os festejos juninos em Itororó, Ibicuí, Itapetinga e Jequié serão os mais procurados pelos moradores do sul da Bahia.


A expectativa da Agerba é de que a saída de ônibus para os municípios com tradição no forró aumente até 40% nesta sexta-feira. De Salvador para o interior, a estimativa é que 220 mil pessoas embarquem pela rodoviária.


As empresas vão disponibilizar 1.980 horários extras, além dos 540 regulares. O movimento de saída da capital começou a se intensificar na terça-feira.


Os destinos mais procurados são Itabuna, Ilhéus, Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Piritiba, Porto Seguro, Litoral Norte, Chapada Diamantina e todo o Recôncavo Baiano.


A Agerba recomenda que os passageiros procurem chegar à rodoviária com antecedência mínima de 20 minutos do horário marcado para a viagem.

São Roque será beneficiado com o serviço de pavimentação


Moradores do bairro São Roque e de localidades circunvizinhas estão sendo beneficiados com um pacote de melhorias em infraestrutura e serviços de macrodrenagem. Nesta quarta-feira (20), foram concluídos os trabalhos de terraplanagem, de passeios e meio fio, sendo que o próximo passo será a preparação para o asfaltamento. As obras têm investimento de R$ 1,2 milhão, objeto de emenda orçamentária do deputado federal Roberto Britto (PP). Até o momento foram realizados serviços de terraplanagem, 697,50 metros de drenagem, 28 m³ de contenção, 4.873,22 metros de passeio e meio fio. De acordo com Renato Cezar Fernandes, encarregado da obra ainda nesta semana, terá início a etapa de pavimentação em 3.098,22 m² de extensão da Rua Independência, que liga o São Roque à Avenida Itajuípe, no bairro Santo Antônio.

Incêndio mata bebê em distrito de Ibirapitanga


Um incêndio de causa desconhecida ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), por volta das 11:00h e vitimou a recém nascida Rayane Jesus Alves dos Santos, filha de Maria Leandra Santos de Jesus, ambos moradoras do Camamuzinho, distrito da cidade de Ibirapitanga. De acordo com populares, a criança de apenas 10 meses estava sozinha na casa e brincava com fosfóros e um dos palitos acendeu, caiu no colchão provocando as chamas. Essa hipótese não foi confirmada pela Polícia Militar, que esteve no local prestando socorro às vítimas. O incêndio foi contido pelos populares que se encontravam perto do local na hora da tragédia. A mãe e a avó da criança foram encaminhadas para o Hospital Dr. César Monteiro Pirajá, onde foram medicadas e passam bem, após terem ficado em choque com o ocorrido.

Idoso morre em posto de saúde de Itabuna


Um idoso de 78 anos morreu nesta quinta-feira (21) no Posto de Saúde Amália Lessa, no Novo São Caetano, em Itabuna. Informações dão conta de que José Domingos se sentiu mal e foi levado para a unidade, mas acabou morrendo de infarto fulminante. Uma equipe do Samu foi acionada, mas José Domingos não resistiu. Testemunhas que estavam no local chegaram a dizer que houve demora no atendimento, mas o secretário de Saúde do Município, Geraldo Magela, negou a acusação em entrevista ao Pimenta.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia 21 de Junho, comemora-se...

Dia da Bandeira de Fernão Dias Paes Leme
Tocam na clara manhã de sol de 21 de julho de 1.674 os sinos do mosteiro de São Bento em Piratininga, anunciando a saída do bandeirante Fernão Dias Paes Leme, para os sertões desconhecidos das Minas Gerais. Com 66 anos de idade e comandando uma bandeira com 674 homens, o forte bandeirante sonha com uma serra fulgurante, da qual se tinham notícias, onde brilhavam pedras preciosas. É o sonho que vai fazer este senhor paulista enfrentar dificuldades e perigos e caminhar cerca de 2.000 km, do sul ao norte, assim abrindo os caminhos para o território mineiro.

Governo aceita flexibilização de horário do programa A Voz do Brasil, diz ministro


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira (20) que o governo federal aceita a proposta de flexibilização do horário de transmissão do programa A Voz do Brasil, caso seja aprovada pela Câmara dos Deputados.
A informação foi prestada pelo ministro aos participantes do 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, evento promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
“Quando ainda era ministro do Planejamento, acompanhei as tratativas [relativas à proposta de flexibilização do horário para transmissão de A Voz do Brasil] do governo no Congresso Nacional. Tínhamos dado sinal verde para que eles [os parlamentares] fizessem as alterações de forma independente”, disse o ministro. Bernardo ainda garantiu: “sou favorável à votação [da proposta]”.
Nesta terça-feira (19), o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), disse durante a abertura do evento promovido pela Abert que a proposta será colocada na pauta de votações da próxima semana.
O 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão continua até quinta (21), em Brasília. Com o tema principal O Brasil e o Mundo Grátis, o evento comemora os 90 anos do rádio brasileiro, os 40 anos da TV em cores e os 50 anos de fundação da Abert.

Após ignorar ordem judicial, prefeito ilheense é denunciado pelo MPF


O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta quarta-feira (20) a condenação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima Silva e o ex-prefeito, Valderico Luiz dos Reis, por descumprir decisão judicial que determinava a regularização da situação trabalhista de um servidor da prefeitura. No entendimento do MPF, os gestores teriam ignorado notificações da Justiça do Trabalho durante o mandato passado e o atual. A decisão judicial foi tomada em maio de 2008 e determinava que a folha de pagamento, a ficha de empregado e a carteira de trabalho de um funcionário da prefeitura fossem regularizados para que constasse o salário previsto para o cargo de agente administrativo, classe 03, nível 18. Depois de três notificações, feitas em agosto de 2008, junho de 2009 e abril de 2010, a prefeitura não pôs em dia os documentos do servidor. A omissão configura crime de responsabilidade, com pena máxima de 3 anos. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidirá se recebe a denúncia.

Adesivo de candidato no carro dá multa

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia vai apertar o cerco aos pré-candidatos que estão fazendo campanha antecipada.


O órgão alerta que o uso de adesivos com propaganda eleitoral em carros particulares, fora do período permitido pela legislação, é crime.


Além dos pré-candidatos, beneficiários da propaganda, os proprietários dos carros, responsáveis pela divulgação, também estão sujeitos ao pagamento de multa, que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil.


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, adesivos em carros com sigla, símbolo e cor do partido, o nome do pré-candidato e apelo, "conduz à inexorável conclusão de que o objeto da publicidade é nitidamente eleitoral".


Segundo a PRE na Bahia, centenas de proprietários de veículos no estado terão que se explicar porque estão usando adesivos de candidatos, antecipando a campanha eleitoral.

Coaraci festeja São João a partir desta 5ª


A cidade de Coaraci arruma os últimos detalhes para imergir no clima junino a partir desta quinta-feira (21). Serão três noites de muito arrasta-pé, no arraial montado na Praça Jairo de Gois. Além de iluminação, cobertura e camarotes, barracas de comida e bebidas típicas, o local será enfeitado com peças do artista plástico Augusto Brito. “Será uma típica festa do interior com infraestrutura ideal para o povo cair no forró sem preocupações”, disse a prefeita Josefina Castro. O forrobodó será embalado pelo som de qualidade de bandas e artistas da região e de fama nacional.

Na primeira noite, sobem ao palco Gatinha Manhosa, Maurício Bahia, Feiticeiras do Forró, Tribalance, Mistura Light e Xote Apimentado. A animação de sexta-feira fica por conta de Edu & Maraial, Cristiano Sales, Vó Filu, Netinho do Forró e Chapa Quente. No sábado (23), véspera de São João, a festa termina deixando saudades. As atrações previstas são: As Sapecas, Gilson Moreno, Forró Maria Bagaceira, Capitão Forró, Forró no Comando, Amanda Santiago, Maurício Bahia e Originais do Forró.


Além de música e dança, o São João de Coaraci contará também com apresentações de quadrilhas juninas nos bairros. Na semana passada, alguns grupos, como do Projovem, Cras e Idosos, já circularam pelas ruas da cidade, dando uma prévia da vivacidade prometida para a festa oficial. As escolas municipais também fazem seus festejos nessa semana.

46 pessoas morreram de Aids na Bahia

Dados da Secretaria Estadual de Saúde revelam que 46 pessoas na Bahia não resistiram ao vírus da Aids neste semestre. Somente em Salvador foram 22 mortes. Teixeira de Freitas vem em segundo, com 4 óbitos.


Em Ilhéus foram registradas duas mortes por Aids neste ano. Em todo o estado foram notificados 575 novos casos da doença entre adultos, 395 em Salvador.


No sul da Bahia, além de Ilhéus, as notificações de novos casos foram feitas em Buerarema, Camacan, Coaraci, Itabuna, Itaju do Colônia e São José da Vitória.


Entre crianças, foram notificados 18 novos casos de Aids, sendo 15 em Salvador. Os outros três foram em Floresta Azul, Barreiras e Santo Antônio de Jesus.


No ano passado, foram 192 mortes por Aids, sendo 11 no sul da Bahia. Ilhéus fez sete notificações, Itabuna duas e outras duas ocorreram em Una. Já em Salvador foram 93 mortes.

Prefeito expulsa moradores do Vila Anália do gabinete


Os moradores do bairro Vila Anália, zona oeste de Itabuna, foram cobrar do prefeito Azevedo investimentos que deveriam ser feitos com recursos do governo federal.Segundo relatos dos moradores ao jornal A Região, o prefeito não gostou da cobrança ao pont de esmurrar na mesa, falado palavrões e os expulsados do gabinete instalado na Vila Olímpica. Os moradores afirmam que o descontrole de José Nilton Azevedo ocorreu depois que reclamaram do “jogo de empurra” com relação ao início das obras no bairro. Eles dizem que a prefeitura recebeu mais de R$ 1 milhão para obras de infraestrutura no Vila Anália. Segundo os denunciantes, “o prefeito não teve a dignidade de pelo menos nos ouvir porque fomos cobrar uma promessa de campanha e também os nossos direitos. Somos pessoas de bem, que pagamos nossos impostos com dignidade e fomos humilhados na frente dos secretários”.

Presidente de ONG baiana acusado de abuso sexual é preso em Aracaju



O presidente das organizações não-governamentais “Projeto São Caetano da Bahia” e “Associação Esportiva Onze Estrelas”, Osmar Santos Lisboa, foi preso no fim da tarde de terça-feira, 19, em Aracaju. Ele é acusado de ter praticado abuso sexual contra, pelos menos, cinco crianças e adolescentes nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. A prisão temporária de Osmar foi feita por integrantes das Polícias Civil da Bahia e de Sergipe, cumprindo o mandado de prisão expedido pela Justiça baiana, atendendo pedido do Ministério Público do Estado. Também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na residência e sede das associações presididas por Osmar. Ele teria cometido os abusos nos últimos três meses. Osmar Lisboa implantou a ONG “São Caetano” no município baiano de Acajutiba, localizado a 179 quilômetros de Salvador, onde dizia realizar um um trabalho beneficente de auxílio na formação profissional e cidadã dos jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do esporte. O mesmo projeto é desenvolvido pela “Associação Esportiva Onze Estrelas”, em Aracaju, desde o ano de 2008. Nos dois municípios, crianças relataram que outros jovens também teriam sido abusadas sexualmente pelo acusado. Santos é acusado do abuso de meninos que tinham menos de 14 anos de idade: dois em Acajutiba (BA), dois em Aracaju (SE) e outro durante excursão realizada para o estado de Alagoas, onde as crianças participariam de um campeonato de futebol.

TJ pode afastar vereadores de Itabuna depois do são joão


O Tribunal de Justiça da Bahia incluiu na pauta do próximo dia 27 o julgamento de agravo regimental interposto contra uma decisão judicial que beneficiou seis vereadores de Itabuna. Raimundo Pólvora, Ricardo Bacelar, Clóvis Loiola, Solon Pinheiro, Roberto de Souza e Wenceslau Júnior foram afastados pela justiça local por 90 dias por suspeita de irregularidades em empréstimos consignados. Eles retornaram por decisão do presidente do TJ-BA, o desembargador Mário Alberto Hirs. Mas o procurador-geral adjunto de Justiça, José Gomes Brito, recorreu contra a decisão. O agravo regimental será julgado pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia. Os vereadores Clovis Loiola e Roberto de Souza são os que estão em pior situação.

24º Festsol começa sexta-feira em Itororó


A partir das 19 horas desta sexta-feira (22), Itororó será palco de uma das maiores festas juninas do interior da Bahia, o 24º Festival da Carne de Sol. Até domingo (24), o evento promete muita animação com atrações musicais de renome nacional. O grande “arraiá” será montado na Praça Coronel Borges, com barracas de comidas e bebidas típicas, além da famosa carne de sol.
Neste ano, o Festsol homenageia Luiz Gonzaga, rei do baião que completaria 100 anos em dezembro deste ano. A ornamentação da festa ficou a cargo da artista plástica Nilda Rosa, que combinará elementos relacionados à trajetória do homem que fez o mundo se render ao ritmo nordestino. O evento será aberto com shows de Xote Bom, Dengo de Menina, Netinho do Forró, Luiz Caldas e Sivirina Xique-xique. No sábado (23), o forró corre solto com Batom na Camisa, Italo & Reno e Arriba Saia. A banda Oito7Nove4 terá uma surpresa para os forrozeiros. O grupo soteropolitano será acompanhado pelo cantor Bell Marques, que há 30 anos está grudado como chiclete no gosto dos “axezeiros”.
O público se despede do 24º Festsol na noite de domingo, ralando o bucho até o Sol raiar. As bandas que irão garantir o encerramento da festa em grande estilo serão Top Rocha, Banda Fetiche, Simone e Simaria, Top Love e Balanço di Fole. O Festival da Carne de Sol de Itororó é organizado pelo governo municipal com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Petrobrás e Skol. “O Festsol é uma tradição da nossa cidade, que movimenta a economia, atrai turistas de todo Brasil e reúne também os filhos de Itororó que moram em outras cidades”, declarou o prefeito Adroaldo Almeida.
Além da festa aberta ao público em geral, Itororó contará ainda com evento privado Festsol Filé. A festa de camisa acontecerá no domingo (24), a partir das 14 horas, no Clube Gameleira e contará com três bandas. O sanfoneiro Targino Gondim abre o evento, seguido de Babado Novo e Jammil.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Desistência política


O empresário Roberto Barbosa, o Minas Aço, anunciou nesta manhã de quarta, 20, que problemas de saúde o tiraram da disputa pela prefeitura de Itabuna. Ele também confirmou que o PP se juntará ao PPS na disputa por vagas na Câmara de Vereadores. Em 2013, o legislativo itabunense terá 21 cadeiras ante as 13 atuais.

“Quero esclarecer que finalizo minha campanha por motivos de saúde, com orientação médica e sempre ouvindo conselhos dos meus familiares”, disse ele.

Ele também afirma que o ingresso do PP na Frente Partidária ocorre por decisão do comando estadual da legenda. Minas Aço, porém, não fala se participará das ações políticas da frente política. Minas Aço disputou a prefeitura de Itabuna em 2008, quando obteve 2.908.

Obras do Canal Lava-pés a passos de tartaruga

As obras de cobertura do canal Lava-Pés (Amélia Amado) têm apenas 60% concluídos quase dois anos depois de iniciada. O prazo de entrega da obra financiada pelo Governo Federal seria em julho do ano passado. Houve adiamento para outubro de 2011, maio de 2012 e – depois – junho deste ano. Mas será entregue mesmo na boquinha da eleição municipal.

A lentidão gera reclamações de comerciantes, pedestres e moradores da avenida, mas agrada o prefeito Capitão Azevedo.

O dia 02 de Julho será marcado na Bahia por protesto dos professores

Mais de dois meses de greve e a insatisfação do povo, seja grevista ou não, só aumenta. Na tentativa de chamar atenção do governo para a necessidade de negociar, os professores planejam um grande protesto para o Dois de Julho, data magna da Bahia, quando se comemora a independência do estado.

Engana-se quem pensa que o único alvo da categoria é o governador. Como, tradicionalmente, os principais nomes da política baiana participam do desfile, os professores prometem protestar contra aqueles que, segundo os próprios, traíram a causa, diz Erick Issa do Boca Quente. Além de Wagner e dos deputados que votaram pelo projeto que transformou salário em subsídio, há insatisfação contra outros nomes, como é o caso do pré-candidato do PT à Prefeitura de Salvador, Nelson Pelegrino.

O protesto começa a ser articulado. Na assembleia dos professores, realizada nesta terça-feira (19), foi dito por Rui Oliveira que há uma comissão para estudar o “enfrentamento”. Mas o protesto pode ser em vão, já que segundo informações da Coluna Tempo Presente do Jornal A Tarde, pessoas ligadas ao governador, defendem que ele faça uma viagem no período para evitar o desgaste.

Outra parte aposta que Jaques Wagner estará no Dois de Julho, sob a justificativa de que ele não é homem de fugir. Chegaram até a citar o exemplo do prefeito João Henrique, que viajou em eventos importantes, inclusive na Lavagem do Bonfim e na Festa de Iemanjá e, agora mesmo, está fora no Dois de Julho. É esperar para ver.

Publicada quinta chamada do concurso da Prefeitura de Coaraci


Foi publicada nesta segunda-feira (18), a quinta chamada do concurso público da Prefeitura Municipal de Coaraci, realizado em agosto do ano passado. Os candidatos convocados têm até o dia 06 de julho para se apresentarem ao setor de recursos humanos da prefeitura, a fim de realizar os exames admissionais. No início do mês já havia sido publicada a quarta chamada do concurso. Entre os convocados está a atual secretária de assistência social, Araci Chaussê. Na nova lista foram chamados 10 aprovados entre assistentes administrativos, auxiliares de farmácia, assistente social e gari. Confira a lista de convocados:



CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL 001/2011



ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
DARCIO ROCHA DA SILVA 14º APROVADO
ANTÔNIA ALVES DA SILVA 15º APROVADO
ZAIRA OLIVEIRA DOS SANTOS 16º APROVADO

AUXILIAR DE FARMÁCIA
DELMAR FRANCISCO DOS SANTOS 2º APROVADO
MARIA JOSÉ SANTOS DE SANTANA 3º APROVADO

ASSISTENTE SOCIAL
ADEVALDA ALVES DOS SANTOS 7º APROVADO

GARI - SEDE
ELIZANIA DE OLIVEIRA GONZAGA 13º APROVADO
BÁRBARA MENDES FEITOSA 14º APROVADO
VERONICE FERNANDES DE SOUZA 15º APROVADO
RIVAS CAMILO JESUS DOS SANTOS 16º APROVADO

Revitalização da Rui Barbosa tem elogio dos comerciantes


Fruto de solicitações de comerciantes, a reforma do Calçadão da Rui Barbosa, no centro de Itabuna, incluirá uma intervenção na rede de esgoto e de águas pluviais, além dos serviços de urbanização e iluminação. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Itabuna, em parceria com a CDL, Caixa Econômica Federal, Associação dos Lojistas do Calçadão, Sindicom e empresários. Os comerciantes locais aprovam o projeto e parabenizam a iniciativa do governo de realizar uma obra que vinha sendo solicitada há muito tempo. Para o comerciante André Luiz Rodrigues Silva, a revitalização do calçadão trará muitos benefícios, entre eles o aumento das vendas e a valorização do ponto comercial.

Dia 20 de Junho, comemora-se...

Dia Mundial do Refugiado
O drama dos refugiados é uma das grandes tragédias do nosso tempo, e não só do nosso tempo. Desde que há guerras, perseguições, discriminações e intolerância, existem refugiados. Pertencem a todas as raças e religiões e estão em todas as partes do mundo. Obrigados a fugir com receio de perderem a própria vida e a liberdade, os refugiados quase sempre têm de abandonar tudo - a casa, os bens, a família, o país - em troca de um futuro incerto numa terra desconhecida.

Dia da Vingança
Dia daquele sentimento que melhor nos conviria manter-se afastado de nós, pois ele é o sinal vermelho da evolução dos homens.

Dia do Office Boy
Dia do profissional que é o verdadeiro faz-tudo, o leva-e-traz indispensável aos seus superiores, merecem então seu justo reconhecimento.

Dia do Pescador
A pesca já não é há tempos fonte de renda essencial para a economia brasileira, mas sim para o setor de turismo e lazer.

Dia do Revendedor
Profissional que representa praticamente todos os setores da indústria e comércio que batalham por reanimar a saída de produtos usados ou mais antigos.

TJ pode afastar vereadores de novo dia 27


O Tribunal de Justiça da Bahia incluiu na pauta do próximo dia 27 o julgamento de agravo regimental interposto contra uma decisão judicial que beneficiou seis vereadores de Itabuna.


Raimundo Pólvora, Ricardo Bacelar, Clóvis Loiola, Solon Pinheiro, Roberto de Souza e Wenceslau Júnior foram afastados pela justiça local por 90 dias por suspeita de irregularidades em empréstimos consignados.


Eles retornaram por decisão do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o desembargador Mário Alberto Hirs. Mas o procurador-geral adjunto de Justiça, José Gomes Brito, recorreu contra a decisão.


Na próxima semana, o agravo regimental será julgado pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia. Os vereadores Clovis Loiola e Roberto de Souza são os que estão em pior situação.

Seca pode custar R$ 7 bilhões à Bahia


Com o passar dos meses, o número de municípios baianos em situação de emergência em virtude da pior seca do estado nos últimos 47 anos só tem crescido.


Segundo a Defesa Civil, 251 municípios já tiveram situação de emergência reconhecida. Esse número corresponde a 90% das cidades do semiárido baiano, que tem 265 municípios. Destes, 12 estão fora do semiárido.


De acordo com dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, a agricultura e o setor de serviços de todo o estado podem sofrer um prejuízo de até R$ 7,7 bilhões com a seca se ela persistir até agosto.


Levantamento da SEI revela que 60% dos estabelecimentos agropecuários da Bahia, cerca de 446 mil, estão nos municípios em situação de emergência, afetando diretamente mais de três milhões de baianos.


Destes, 2,2 milhões de pessoas trabalham nas lavouras e na cadeia produtiva agropecuária baiana. Na produção do leite, e nos seus derivados, o impacto da seca é mais severo.


Maior produtor do Nordeste, com 1,2 bilhão de litros em 2011, a Bahia sofrerá uma redução de 50% em sua produção, isso em análises otimistas, de acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado –Faeb.


Presidente da União dos Municípios da Bahia, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, diz que, “infelizmente chegamos a esse número dois meses antes do pior período da seca, geralmente de setembro a novembro".


"E as coisas podem piorar se forem confirmadas as previsões de que não ocorrerão as chuvas de novembro a março”.