visitantes do blog

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dia 05 de Julho, comemora-se...

Início da Coluna Prestes
A Coluna Prestes foi um movimento político-militar de origem tenentista, que entre 1925 e 1927 se deslocou pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Arthur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís.

Dia da Preguiça
É uma característica que devemos evitar, pois não se trata de uma virtude, mas sim de um tumor inserido na moral do ser humano.

"Marreta" é preso pela PRF Itabuna

Patrulheiros Rodoviários Federais de Itabuna, prenderam na tarde desta quarta feira (4), Joel Souza dos Santos, 36 anos, que passava a pé pelo posto, com uma mochila nas costas. Os policiais desconfiaram e abordaram o suspeito, que conseguiu fugir. Mas, em diligência, os patrulheiros conseguiram prender Joel na área central de Itabuna. Ele levava na mochila com diversos DVDs e CDs piratas. Os policiais descobriram que Joel, também conhecido como Marreta, tinha um mandado de prisão em aberto, por ser fugitivo da cadeia de Iguai. Ele também tinha várias entradas em delegacias paulistas e foi condenado há 27 anos de cadeia pela conhecida "saidinha bancária". Joel foi encaminhado para a polícia civil, onde já está a disposição da Justiça.

Aeroporto de Ilhéus terá investimentos

O superintendente da Infraero em Ilhéus, João Bosco Bezerra, informou que o aeroporto Jorge Amado receberá investimentos de R$ 3 milhões e que as obras serão iniciadas pela área de check-in.


Também estão previstos investimentos em novos elevadores e na implantação de escada rolante para acesso ao primeiro andar, onde devem ficar as lojas que hoje estão no térreo.


João Bosco disse que, até o final do ano, aeroporto Jorge Amado poderá ganhar equipamentos que permitem pousos e decolagens em períodos noturnos e chuvosos.


Hoje, toda vez que chove o aeroporto deixa de funcionar por falta dos equipamentos. Os investimentos visam oferecer condições mínimas para operação durante a Copa do Mundo de 2014.


Ilhéus está entre os municípios que podem servir como centro de treinamento para seleções. O estádio Mário Pessoa e os hotéis já foram aprovados.

Evento internacional discute cacau na BA

Será aberto nesta sexta-feira, 6, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o Salão Internacional do Chocolate. O evento será realizado pela primeira vez na América Latina, em um país produtor de cacau.


O Salão do Chocolate acontece até domingo e vai reunir fabricantes, degustadores e profissionais de comunicação de vários países. O evento já aconteceu em Paris, Nova York, Tokyo, Moscou, Madrid, Cairo, Bologna, Marselha e Lyon.


Desde o início da semana 34 chocolatiers da França, Espanha, Portugal, Bélgica, Itália, Dinamarca, Japão, Costa do Marfim e São Thomé e Príncipe estão na Bahia. Na terça, visitaram a Fazenda Santa Cruz, em Itacaré.


Eles foram conhecer o processo produtivo do cacau. A comitiva esteve também na sede regional da Ceplac, na rodovia Ilhéus / Itabuna.


O organizador do Salão na Bahia, Diego Badaró, destaca que esta é a oportunidade para discutir o futuro do cacau e do chocolate, além de formas de agregar valor à produção. O evento reunirá os melhores chocolateiros do mundo.

Carro da prefeitura de Itabuna apreendido pela PRE

A Polícia Rodoviária Estadual apreendeu um utilitário Fiat Strada, placa JSP-8140, da Prefeitura de Itabuna. O carro deveria ser utilizado no combate à dengue e circulava pela BR-415 sem uma das placas policiais e com documentação em atraso. O veículo está retido em frente ao posto da polícia rodoviária, no bairro Nova Itabuna. É a segunda apreensão de veículo da prefeitura de Itabuna por irregularidade. Na semana passada, a polícia reteve um Volkswagen Polo sedan que pertencia à Câmara de Vereadores e foi repassado para a prefeitura. O IPVA não era pago há 3 anos.

TRE cassa mais dois vereadores da região

O Tribunal Regional Eleitoral decretou a perda do cargo de mais dois vereadores de municípios do sul da Bahia. Perderam o cargo Eduardo Portela, de Itajuípe, e Karlo Dalmar Batista, de Ibirapitanga.


Eles são acusados de infidelidade partidária. Portela trocou o PMDB pelo PRP, e Karlo Dalmar deixou o DEM e se filiou ao PV. A Justiça Eleitoral acatou ações ajuizadas pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia.


O membro da Câmara de Itajuípe chegou a alegar grave discriminação pessoal, o que não foi comprovado pela Procuradoria Regional Eleitoral. Já o vereador por Ibirapitanga não apresentou qualquer motivo para a desfiliação.


De acordo com a Resolução 22.610/07 do Tribunal Superior Eleitoral, há somente quatro situações de desfiliação consideradas por justa causa.


A troca de partido só é aceita em incorporação ou fusão de legenda; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; ou ainda grave discriminação pessoal.

TSE e OAB estão preocupados com aplicação da Ficha Limpa nas eleições de 2012

O pleito municipal de 2012 é considerado histórico pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por ser o primeiro com aplicação integral da Lei da Ficha Limpa. Essa novidade, contudo, preocupa tanto os advogados quanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porque falta jurisprudência para guiar sua aplicação. A presidenta do TSE ministra Cármen Lúcia, prevê que poderá haver interpretações diferentes da norma entre os juízes eleitorais de todo o país. “Sempre que uma nova lei aparece, ela permite interpretações diferentes, porque ainda não está consolidada uma jurisprudência”, disse. A jurisprudência se forma após decisões reiteradas dos tribunais sobre determinada interpretação da lei. Além disso, Cármen Lúcia afirmou que a celeridade do julgamento de processos “é o maior desafio que a Justiça no mundo inteiro tem” e, em especial, a Justiça Eleitoral, “porque os prazos são muito curtos”. Os juízes eleitorais, por exemplo, têm somente o período que separa a eleição e a posse dos vencedores para tomar decisões que podem modificar o resultado das urnas. De acordo com o levantamento feito pelo jornal O Globo em junho, apenas no TSE, há 1,6 mil processos relativos às eleições municipais de 2008. O tribunal é a última instância para demandas na Justiça Eleitoral. Para Ophir Cavalcante, a situação “efetivamente é preocupante”. Ele sugere que “se faça um mutirão e que seja dedicado mais tempo do que tem sido para limpar toda essa pauta, para se chegar às eleições mais ou menos em tempo real entre as impugnações e os julgamentos”. Informações do site Última Instância.

Joelma, do Calypso, ganha festa de aniversário dos fãs no sul da Bahia

Fãs da Banda Calypso fizeram uma festa de aniversário para Joelma em Eunápolis, no sul da Bahia. Para a comemoração dos 38 anos da cantora, os 200 fãs de todo o Brasil armaram um parque de diversões nos fundos do estádio Pedrão, com direito até a pula-pula. A surpresa a fez chorar. A festa, com o tema "O Mundo Encantado de Joelma", teve bolo e doces preferidos da cantora. Segundo o Ego, o marido da vocalista, o músico Chimbinha, sabia da homenagem. Joelma adorou. "Estou muito emocionada. Esses meninos me fazem cada uma! Eles nos seguem em todos os lugares onde tocamos. É sempre assim, um carinho imenso. Por isso que faço questão, mesmo cansada de uma maratona de shows, de não deixar de atendê-los e de retribuir tanto amor comigo", disse a cantora.

Vítima de assalto consegue desarmar e matar a tiros criminoso em Porto Alegre

Um assalto na Avenida Carlos Gomes, esquina com Anita Garibaldi, em Porto Alegre/RS, terminou em morte na tarde desta quarta-feira (4). Um homem que portava o documento de Ederson Freitas, 35 anos, foi baleado com três tiros na região do tórax e morreu no local. Segundo a Brigada Militar, ele tinha antecedentes criminais e era um dos assaltantes. A vítima do crime, ex-policial militar e atualmente motoboy, 47 anos, já tinha passado em dois bancos, carregava com ele cerca de R$ 12 mil e seguiu de moto para um terceiro banco da mesma avenida. Ao parar para estacionar, foi abordado por dois homens em uma moto laranja, mas reagiu ao assalto, entrou em luta corporal com o carona, o desarmou e baleou com a própria arma. Após, foi atendida pelo Samu com cortes e ferimentos no corpo. - Era minha vida ou a dele - declarou o motoboy. A polícia acredita que os assaltantes estavam seguindo a vítima desde o Itaú.

Corinthians Campeão da Libertadores 2012

quarta-feira, 4 de julho de 2012

EUA aprovam primeiro teste caseiro para detectar vírus da Aids pela saliva

A agência americana Food and Drug Administration, responsável por regular alimentos e remédios, aprovou nesta terça-feira (3) o primeiro teste caseiro para detectar o vírus da Aids pela saliva.

O OraQuick foi desenvolvido pela empresa OraSure, baseada na Pensilvânia, e dá o resultado em 20 a 40 minutos. O produto indica a presença de HIV ao recolher a saliva com uma haste bucal.

O lançamento está previsto para outubro, em grandes lojas de varejo e farmácias online. Para profissionais da saúde, o OraQuick deve custar cerca de R$ 35. Já para os consumidores em geral, não deve passar de R$ 120. Esse valor a mais deve cobrir os custos com uma central de atendimento telefônico gratuito para fornecer informações e assistência médica aos usuários.
FDA destaca que esse método não é 100% preciso – chega a 92% –, o que significa que o OraQuick poderia falhar em uma pessoa para cada 12 usuárias. Em pacientes que não têm o HIV, o teste se mostrou 99% seguro.

Segundo a agência, o OraQuick deve ser uma alternativa para quem não puder fazer o exame de sangue tradicional. A FDA já aprovou anteriormente vários kits caseiros para detectar o vírus da Aids, mas eles precisavam de uma amostra de sangue, que deveria ser enviada a um laboratório.

Autoridades do governo dos EUA estimam que um quinto – 240 mil pessoas – dos 1,2 milhão de soropositivos no país não saiba que está contaminado. Esse teste poderia, então, ser um meio de prevenir novas infecções, que têm se mantido estáveis em 50 mil por ano há duas décadas.

POLICIA COMEÇA IDENTIFICAR AS DEZ PESSOAS MORTAS EM ACIDENTE

Dez pessoas morreram no acidente grave ocorrido no início da manhã desta terça-feira , na BR-324, região metropolitana de Salvador. Nove pessoas que viajavam em uma van morreram na hora, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A 10ª vítima morreu após dar entrada no Hospital Geral do Estado, em Salvador.
Outras quatro pessoas permanecem internadas, com estados de saúde ainda desconhecidos. Entre os feridos que deram entrada no hospital estão o motorista da van, identificado com o prenome de Cláudio, assim como Anailton Oliveira da Silva, 27 anos, Bartolomeu de Jesus Santos, 35 anos, e Cleber da Paixão do Santos, 35.
O acidente ocorrido nas proximidades do município de Candeias, envolveu uma carreta com placa de Itaúna (MG) e uma van licenciada em Santo Amaro, na Bahia, que transportava 16 pessoas.
A van bateu na lateral da carreta no km-591, no trecho do posto de combustível Laçador.
Segundo familiares, os passageiros saíram da cidade de Saubara. O veículo faz parte de uma cooperativa de transporte, a Cootransul, que circula na região de Santo Amaro e na localidade de Bom Jesus dos Pobres, na Bahia.
O motorista da carreta saiu ileso do acidente. "Eu vinha na pista, na velocidade certa, quando ele chegou correndo demais. Eu só vi o impacto. Não sei o que aconteceu", diz o condutor Valdeci Luís da Cunha, que saiu do Recife (PE), com o veículo carregado de ferro, em direção ao município baiano de Simões Filho.As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Rodoviária Federal.

Produção do cacau na Bahia encanta chocolateiros internacionais

Marvilleuse! (Mavilhoso!) Esse foi o adjetivo usado pelo pesquisador da Cirad, Philippe Bastide, e pelo criador e organizador do Salon du Chocolat de Paris, François Jeantet, para classificar o cacau produzido na Bahia, depois de dois dias de visitas à Ceplac e a fazendas da região. O sistema de produção e pós-colheita diferenciados, a qualidade das amêndoas, e a sustentabilidade social e ambiental foram enfatizados pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que nesta terça-feira (3), acompanhou a comitiva composta por 34 chocolatiers da França, Espanha, Portugal, Bélgica, Itália, Dinamarca, Japão, Costa do Marfim e São Thomé e Príncipe à Fazenda Santa Cruz, no distrito de Taboquinhas, no município de Itacaré, onde eles conheceram in loco todo o processo produtivo do cacau, com ênfase no beneficiamento. “Este é um momento importante para Bahia, pois estamos trazendo os mais famosos chocolateiros do mundo, que são formadores de opinião, para conhecer uma fazenda modelo, que produz com tecnologia de ponta”, disse Eduardo Salles, destacando que o objetivo do governo é fazer com que o cacau deixe de ser vendido apenas como commoditie, e passar a vender a amêndoa com valor agregado.

Além disso o objetivo da vinda dos produtores de cacau é demonstrar que a Bahia pode ser um fornecedor confiável de cacau, e atrair para o Estado indústrias de chocolate gourmet. “Temos grande mercado consumidor de chocolate, com potencial para crescer”, destacou Salles. “Já visitei a Bahia, e fiquei encantado com a paixão com que o cacau é produzido. Agora retorno com meus amigos, para que eles conheçam também”, disse François Jeantet, criador da marca Salon du Chocolat, afirmando ainda que “sinto o renascimento do cacau, muito ligado ao meio ambiente”. Jeantet destacou que “a Bahia reúne todas as condições para produzir chocolates finos, e a vinda de chocolateiros internacionais para investir em fábricas aqui é questão de tempo”. Segundo ele, “temos que andar passo a passo”. De acordo com Philippe Bastide, que trabalha em conjunto com a Ceplac, “a Bahia é modelo extraordinário de como se produzir cacau”. Ele considera muito importante o fato do Estado, através dos órgãos dos governos federal e estadual, ter encontrado soluções técnicas e genéticas para superar a vassoura-de-bruxa. “O Brasil está se tornando o País mais interessante para produzir cacau”, analisou.

Em 20 dias, 17 ônibus e 11 bases são atacadas em SP; 30 PMs e suspeitos são mortos


Os números da onda de violência que atinge São Paulo, que já dura 20 dias, não param de crescer: até a tarde desta terça-feira (3), 17 ônibus foram incendiados no Estado e 11 bases de forças de segurança --dez da Polícia Militar e uma da Guarda Civil Municipal-- foram atacadas a tiros. A maior parte dos ataques ocorreu na Grande São Paulo, mas há registros em cidades do interior e do litoral. O levantamento foi feito com base em notícias publicadas na imprensa. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo não está contabilizando os números da onda de violência. A reportagem solicitou dados à assessoria de imprensa da PM, mas ainda não obteve um retorno.
No total, a onda de violência já fez pelo menos 30 vítimas: o número inclui sete policiais militares mortos fora de serviço; 13 pessoas mortas em chacinas com indícios da atuação de grupos de extermínio; e outros dez suspeitos mortos em confronto com a PM, segundo a própria corporação. A PM diz que quatro destes suspeitos participaram de homicídios de policias militares e foram mortos em confrontos com a polícia. No total, 34 pessoas foram presas acusadas de participação em homicídios de PMs.

Parecer das contas de Fernando Gomes apresentado na Câmara

Um parecer das contas do ex-prefeito Fernando Gomes foi lido na tarde de ontem (3) na Câmara de Vereadores de Itabuna. Essas contas referentes ao ano de 2007 foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. No parecer, de acordo com o relator da matéria, o vereador Milton Gramacho, o conselheiro do TCM alegava que houve remanejamento sem autorização legislativa, além de gasto excessivo na compra de combustível, o não cumprimento da lei de responsabilidade fiscal deixando as despesas descobertas, aumento de salários dos secretários sem projeto especifico, ou seja, sem justificativa. Segundo o relator, todas as irregularidades citadas foram justificadas, pois na época o município encontrava-se com duas leis orçamentárias em andamento: uma pela Câmara Municipal e outra promulgada diretamente pelo prefeito. A lei orçamentária do município foi alvo de uma acirrada disputa entre o poder Executivo e o Legislativo, conseqüentemente gerando dificuldades. “Na época a Lei nº 043/2006 foi apreciada e aprovada com emendas pelo legislativo em 18 de dezembro de 2006, mas somente encaminhada á sanção do Executivo, em 10 de janeiro de 2007”, explica Gramacho. A defesa do ex-prefeito Fernando Gomes apresentou justificativas para as irregularidades encontradas. Dessa forma analisando a matéria, vejo que não houve descumprimento de normas que regulam a execução orçamentária e, portanto na próxima semana as contas do ex-prefeito Fernando Gomes deverão ir à votação no plenário, conclui o relator.

Professores realizam passeata em Itabuna

O sindicato dos professores de Itabuna (API/APLB) realiza hoje (05) uma caminhada em protesto aos 85 dias de greve da categoria. A entidade convoca todos os docentes, alunos e pais para a caminhada, que começará às 10h30min, saindo do Jardim do Ó. O sindicato pede que todos compareçam vestidos de preto e com uma fita na boca, para simbolizar o luto da categoria.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Monomotor de Amado Batista faz pouso forçado na Bahia

Músicos da banda do cantor goiano Amado Batista levaram um susto, na manhã desta segunda-feira, 2, quando o piloto do monomotor Cessna Caravan (PR-ARZ), que tranportava 11 integrantes da equipe, fez um pouso forçado na BA-262, entre os municípios de Aracatu e Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado. Apesar do susto, ninguém saiu ferido. De acordo com agentes do 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária, localizado no município de Brumado (a 133 km de Vitória da Conquista), o piloto informou que identificou um falha no motor da aeronave, relacionada à perda de potência, e, por isso, teria sido obrigado a realizar a manobra de urgência. Segundo os agentes rodoviários, o piloto disse só ter realizado o pouso, após ter identificado uma pista sem movimentação de veículos. O monomotor, que estava no centro da rodovia, foi empurrado para as margens da pista, com a ajuda de policiais rodoviários, evitando congestionamentos na região durante a manhã. Conforme a produção do artista, a aeronave partiu de Itiruçu (a 329 quilômetros de Salvador), onde Batista havia se apresentado domingo, 1º, e seguia para Montes Claros (MG), onde seria abastecido, antes de ir para São Paulo. Com o incidente, um micro-ônibus da prefeitura de Aracatu levou os integrantes do grupo para Salvador, onde devem pegar um novo avião para o destino final, até a noite desta segunda. Amado Batista, que não estava na aeronave, chegou em São paulo por meio de um voo particular. Segundo a produção do artista, a aeronave pertence ao cantor e é utilizada para o transporte dos músicos.

Infestação de moscas afeta produção de leite e faz gado perder peso em SP

Uma infestação de moscas está causando prejuízo a pecuaristas de Santa Rosa de Viterbo (SP). Rebanhos de dez propriedades da região – cerca de dez mil cabeças – já perderam até 30% do peso e a produção de leite também caiu devido ao estresse provocado pelas picadas.
“Tivemos que vender 15 cabeças porque eles estavam emagrecendo muito”, contou a criadora de gado Sueli Argeri, que há três meses tenta combater as nuvens de insetos.

Comum em áreas rurais, a “mosca de estábulo” se alimenta de sangue e tem a reprodução facilitada em regiões com altas temperaturas, onde existe palha de cana-de-açúcar com vinhaça e fezes de animais – elementos presentes em abundância na área afetada.
A súbita infestação desafia, porém, veterinários e pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) chamados para combater os mosquitos, pois os inseticidas normalmente utilizados nesses casos perderam a eficácia.

“Em geral, os inseticidas estão fazendo pouco efeito porque já estão sendo utilizados para outros tipos de moscas e com isso estão fazendo menos efeito sobre essa outra espécie”, explicou Gilson Pereira de Oliveira, vice-presidente do Centro de Pesquisas AgropecA outra espécie citada por Oliveira é a “mosca do chifre”, cujo combate é mais fácil porque o inseto precisa permanecer sobre o animal para se alimentar e assim fica vulnerável aos produtos químicos. Já a mosca de estábulo tem um comportamento diferente. “Ela pica e sai, vai para outro lugar, um poste. É mais difícil usar o repelente."

Oliveira disse que a Unesp está pesquisando novos produtos, que já existem no mercado, e iniciará testes na região. “Vamos fazer ensaios para descobrir algo que satisfaça o produtor."
Até que a solução apareça, não são somente os animais que sofrem com a infestação. A aposentada Joana Maria Pereira afirma que, na casa onde mora com a família há 30 anos, o tormento é constante. “Ficam perturbando e você tem que ficar se batendo, dentro de casa, na hora da comida, estão por toda a parte e picam muito."
uárias da Unesp de Jaboticabal (SP).

Seis jovens são baleados em Ibicaraí

Vítimas de disparos de arma de fogo, deram entrada no hospital de Base de Itabuna, na manhã desta segunda feira (2), cinco jovens que residem em Ibicaraí. São eles: Maicon David, 15 anos, Leonardo Da Conceição, 17, Robert Rebouças, Murilo Macedo e uma menor de 13 anos que foi encaminhada para o hospital Manoel Novais. Informações repassadas pelas vitimas dão conta que eles saiam de uma festa que acontecia na cidade quando dois indivíduos, em uma motocicleta, começaram a disparar em direção as vitimas.

Homem que arremessou objeto na cabeça de Wagner já foi liberado pela PM

O jovem que arremessou o mastro de uma faixa na cabeça do governador Jaques Wagner (PT), na manhã desta segunda-feira (2), na saída do cortejo ao 2 de Julho, no Largo da Lapinha, já foi liberado pela Polícia Militar. De acordo com a assessoria da PM, o agressor, Pedro Carvalho Melo, de 19 anos, foi detido e conduzido para a 37ª Companhia Independente da PM (CIPM), no bairro da Liberdade. Segundo informações da corporação, o rapaz foi apontado por uma testemunha que estava próxima ao local que o objeto foi arremessado. Uma patrulha que passava pelo local o deteve em flagrante e o conduziu para a unidade. A testemunha se recusou a prestar depoimento e o suspeito negou a participação na tentativa de agressão. Com isso, não houve materialização e caracterização da agressão por parte do acusado. Na ação, o objeto acertou a cabeça do líder baiano, mas sem gravidades. Wagner caminhou sob forte vaias e protestos de manifestantes e de participantes presentes nas comemorações à independência da Bahia.

Governador diz que professores estão sendo injustos

O governador Jaques Wagner, que já participou da festa do 2 de Julho como deputado e também como manifestante, considerou injustas as manifestações dos professores estaduais durante o cortejo da Lapinha à Praça Municipal. "O que a gente vem fazendo pela Educação desde o começo de 2007 é muita coisa", disse Wagner ao site da Tribuna da Bahia. Nelson Pelegrino (PT), candidato à Prefeitura da cidade, e sua vice, a vereadora Olívia Santana, do PCdoB, acompanhavam o governador, que estava com a primeira-dama, Fátima Mendonça. A grande ausência do cortejo do 2 de Julho foi a dos cavaleiros que formam os Encourados de Pedrão. Eles deveriam estar em Salvador às 7h, mas o transporte contratado para trazer os 40 cavalos apareceu apenas às 7h30. Como eles só conseguiriam chegar à Lapinha por volta das 10h, desistiram de participar da festa. Mais de 2 mil policiais fizeram a segurança do cortejo.

GOVERNADOR WAGNER FOI VAIADO NO DOIS DE JULHO

Bem distante da ala petista no desfile do 2 de Julho, estiveram os professores da rede estadual de ensino, em greve há quase 80 dias, e integrantes do PMDB. Se, na teoria, o sindicato da categoria (APLB) tem bases ligadas ao PCdoB, as críticas ao governo de Jaques Wagner aproximaram, fisicamente e ideologicamente, os dois universos. Extraoficialmente, pelo menos durante o evento, professores e PMDB marcharam juntos.

"A vaia é uma manifestação popular democrática. Quando a população vaia um governante desta forma, demonstra o quanto está insatisfeita com o que está acontecendo. E isso, inevitavelmente, vai respingar no candidato do PT, Nelson Pelegrino. Esse é o jeito poetista de governar: sem valorizar o funcionário público, a saúde, e, principalmente, a educação", declarou o peemedebista.
Os professores, munidos de camisas, faixas, cartazes, se manifestaram contra o governador. "Não tenho simpatia pelo PMDB, mas à medida que o governador maltrata a categoria desta forma, ganhamos coisas em comum. Estar deste lado, a meu ver, é mais seguro do que próximo ao traidor Wagner", afirmou o professor Edson Alves.

Alunos

A manifestação dos professores foi apoiada pelos alunos da rede estadual de ensino. Como se fossem uma torcida de futebol, estudantes engrossaram o coro contra o governador. "O professor é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo"; "ôôôô... a educação parooou"; e "Ele (Wagner) é traidor" foram cantados pelos jovens em forma de protesto.

Restaurante Popular passa por 2ª reforma

Parece que finalmente, decorridos sete meses do seu fechamento, o Restaurante Popular de Itabuna vai ser reformado. A contratação da empresa para executar as obra de reforma do restaurante popular e construção de cozinha experimental, localizado na Av. Inácio Tosta Filho, foi publicada na edição desta segunda-feira, 2, do Diário Oficial da União. A empreiteira CND Construtora Ltda., que vai se responsabilizar pelas obras terá prazo de seis meses, o mesmo da validade do contrato. O valor do contrato é de R$ 377.534,37. O restaurante foi fechado em 5 de dezembro para ser reaberto em quatro meses, de acordo com o que a prefeitura afirmava. Esta será a segunda reforma do imóvel em dois anos.

Chocolateiros internacionais conhecem em Ilhéus o diferencial do cacau baiano

O cacau no Brasil leva a marca da agricultura sustentável, com o sistema cabruca, sendo responsável também pela preservação da Mata Atlântica. Esse foi um dos diferenciais do cacau baiano mostrado à delegação de chocolatiers internacionais, composta por 27 europeus, dois africanos, dois asiáticos, além de três brasileiros, que visitaram nesta segunda-feira (2) a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), acompanhados pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.
O chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (CPC/Ceplac), Adonias de Castro, apresentou as atividades da instituição, enfatizando o potencial competitivo do produtor baiano e brasileiro. “Mostramos aos chocolateiros e jornalistas internacionais que há no Brasil uma estrutura de produção de cacau capaz de oferecer ao mercado um produto que atenda aos diferentes segmentos com chocolates de variedades de cacau, como se faz com o vinho”, explicou Adonias. Para o secretario estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, “este é um momento histórico para o cacau da Bahia, em que chocolateiros do mundo todo vem conhecer a realidade brasileira e a qualidade do cacau que produzimos, abrindo novos mercados. Além disso, vamos alavancar a cultura do cacau, incentivando a produção de amêndoas destinadas a chocolates finos.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

CAVALGADA DA COMITIVA SEM DESTINO

Ocorreu neste domingo, dia 01 de Julho em Itabuna, a 5ª Cavalgada da Comitiva sem Destino, o evento reuniu um grande público do universo do cavalo. O ponto de concentração foi a praça do bairro Santa Inês, onde a comunidade se fez presente prestigiando a cavalgada e aquecendo o comércio local, pois os bares ficaram lotados, bem como barraqueiros puderam comercializar seus produtos. No percusso, os cavaleiros e amazonas tiveram a companhia e segurança do Pelotão da Cavalaria Militar e a locução profissional de RIVAMAR MESQUITA, que trovou,fez rimas e tocou berrante para a galera do chapéu. Um sítio no final do São Caetano, foi o espaço reservado para a recepção que teve o tradicional churrasco, música sertaneja e moda vaqueirama nas vozes de Tony Fernandes, Rayrone Camargo e Cledson Cigano,ainda tivemos o homenageado do dia na festa de cavalgada, foi o Zí Nambú, um dos grandes tropeiros da cidade. O casal, Gago e Marli, organizadores da cavalgada ficaram felizes com o sucesso do evento e prometeram que essa cavalgada foi a 5ª das muitas que ainda virão.