visitantes do blog

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Caminhada do forró atrai multidão para as ruas do Recife Antigo

As ruas do Bairro do Recife foram tomadas por quase cem sanfoneiros e centenas de pessoas dançando forró, na noite desta quinta-feira (7), para homenagear o centenário de Luiz Gonzaga. A 8º Caminhada do Forró teve também a presença de Dominguinhos, que comandou o show no palco montado na Praça do Arsenal, junto com Beto Hortis e Cezzinha Thomas, em um encontro de gerações no palco.

Simples, Dominguinhos chegou saudando a todos e exaltando o Rei do Baião. Clássicos como "Asa Branca" e "Respeita Januário" fizeram parte do show no palco e também do repertório tocado pelos sanfoneiros pelas ruas do centro da cidade, durante a caminhada que levou centenas de pessoas.


Defensor do forró e do São João tradicional, o médico Arivaldo Leite não perde a caminhada. Com a esposa, Josefa Ferreira, ele acompanhou todo o percurso, desde a Rua da Moeda. "São João tem que ser assim, com forró pé-de-serra. A gente tem que preservar as nossas raízes", acredita. "É muita gente, mas Deus me livre de não vir um ano para a caminhada. Eu amo isso aqui", declara-se a aposentada Eneida Alessandrina.

Tocando sanfona desde os sete anos de idade, José Luduvico participa do evento desde o primeiro ano. "Comecei a tocar sanfona no interior, em um engenho. Vir aqui é um prazer, é a hora de encontrar os amigos", diz ele. "Isso aqui tem uma energia sem igual. Essa caminhada significa a nova era do Gonzagão. Ele está mais vivo do que nunca", conta o sanfoneiro Daniel Bento.

Antônio e Anita Telles vieram de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, vestidos de matuto. "Não tem nada como um bom xote", defende Antônio, que dançou o percurso inteiro com a esposa. "Esse é o primeiro ano que venho, me surpeendeu. É muito melhor do que imaginava", dizia, impressionado, o aposentado Adilson Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário