visitantes do blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Curso de Produção de Leite a Pasto em Ilhéus e Buerarema

Começou hoje (28) e segue até sexta-feira (01), o curso sobre produção de leite a pasto direcionado para técnicos da Gerência Regional de Itabuna, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), inseridos nos trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira. A parte teórica do treinamento acontece no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, enquanto a prática, na Fazenda Iracema, no município de Buerarema.
O curso está sendo ministrado pelo zootecnista Darlan Paiva de Miranda e pelo engenheiro agrônomo Cândido Nunes de Vasconcelos, com a colaboração do médico-veterinário Tales Franco Fontes e o técnico agropecuário Nelson Fernandes Moura. Cerca de 30 técnicos participam do treinamento, realizado com recursos do Pacto Federativo, um programa executado pela EBDA, em parceria com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
De acordo com o chefe da Divisão de Gado Leiteiro (DGL) da EBDA, Darlan Paiva, o objetivo principal da ação é capacitar os técnicos para a difusão de procedimentos tecnológicos que se constituam em referência para o segmento da produção de leite. “É preciso apoiar e estimular o crescimento e a modernização dessa área e com isso estaremos contribuindo com o fortalecimento da bovinocultura leiteira dos agricultores familiares”, argumentou Paiva.
O conteúdo programático é composto pelos seguintes temas: Manejo de bovino leiteiro; Anotações zootécnicas; Escolha de reprodutores e matrizes; Qualidade do leite; Gestão da propriedade familiar; Formação e manutenção de pastagem; Correção do solo e adubação de pastagem; Identificação e recuperação de pastagem degradada; Pragas de pastagem; Reserva estratégica alimentar; e Sistema de pastagem rotacionado.
Para a engenheira agrônoma da EBDA, que atua pelo Programa Pacto Federativo no Território de Cidadania Litoral Sul, Pabliane Ramos, essa é uma oportunidade indispensável de alinhar os conhecimentos. “Receber orientações de Dr. Cândido, um dos maiores entendedores da cadeia produtiva da bovinocultura, no Estado, é um privilégio, que contribuirá para melhorar a Ater que oferecemos aos nossos agricultores”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário