visitantes do blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Itabuna supera Salvador em morte de jovens

A pesquisa, realizada em todo o país pelo Instituto Sangari e Ministério da Justiça, confirma o que o itabunense se acostumou a ver no noticiário e até ao vivo e em cores. A matança dos jovens. Além de superar Salvador em morte de jovens e crianças, é o quarto município mais violento no Brasil, ficando atrás de Simões Filho, Lauro de Freitas e Ananindeua (PA). O Mapa da Violência 2012 mostra que a média é de 85,7 óbitos para cada grupo de 100 mil moradores com idade de até 19 anos. O estudo não detalha as mortes, mas, segundo a polícia, 90% estão relacionadas à guerra entre traficantes ou envolve usuários que compraram droga e não pagaram.
Só nesta semana foram três assassinatos de menores, com fortes indícios de que pelo menos dois tinham envolvimento com o tráfico. Além disso, um quarto adolescente levou diversos tiros, em plena luz do dia, na Avenida Juracy Magalhães, uma das mais movimentadas de Itabuna. Ele está internado em estado grave. Já os assassinados nesta semana foram Caique Rodrigues Silva, Yago Vinícius e Alex Souza Santos, todos com 16 anos.
Silva foi atacado no início da tarde sexta-feira na rua São José, no bairro de Fátima. Yago foi executado na noite de quarta-feira no bairro Fonseca e Alex foi morto dois dias antes, na Rua N, no Monte Cristo. Os dados das polícias Militar e Civil confirmam o que retrata o Mapa da Violência: os jovens representam o maior contingente de mortos pelos traficantes ou na guerra entre as facções criminosas. O estudo mostra que em 2010 existiam 64.213 menores de 19 anos em Itabuna. 55 foram executados.
Elaborada com dados de 2010 e concluída neste ano, a pesquisa mostra Itabuna oito posições à frente de Salvador, que ocupa 12ª colocação, com taxa de 58 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas com até 19 anos. Há dois anos, a capital tinha 769.359 nesta faixa etária e 446 morreram. O município de Itabuna também é mais perigosa para jovens do que as capitais de Alagoas, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Em Maceió, a taxa é de 79,8 homicídios de crianças e adolescentes para 100 mil moradores com até 19 anos. Em Vitória a taxa é de 76,8 mortes.
A Bahia têm ainda dois municípios entre os 10 mais violentos para crianças e adolescentes. Eunápolis ocupa a 7ª colocação, com 66,3 e Porto Seguro a nona posição, com taxa de 63,4 homicídios. A pesquisa traz dados com os 100 municípios com mais assassinatos de menores. A Bahia tem 16 na lista dos 100 mais violentos para crianças e adolescentes. Estão no ranking Vitória da Conquista (11ª), Alagoinhas (13ª), Valença (18ª), Teixeira de Freitas (22ª), Feira de Santana (26ª), Dias d’Avila (37ª), Itamaraju (74ª), Jequié (76ª), Camaçari (79ª) e Candeias (99ª).

Nenhum comentário:

Postar um comentário