visitantes do blog
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Força Nacional fica 90 dias em Pau Brasil
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta a portaria que autoriza o envio de policiais da Força Nacional de Segurança para a área de conflito entre índios e fazendeiros no sul da Bahia. Eles chegaram no sábado.
São 37 especialistas dando suporte aos agentes da Polícia Federal nos municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacan. Os policiais da Força Nacional devem ficar na área de conflito por 90 dias.
Nesta terça, a tropa especial do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal realizou blitzen nas estradas de acesso a Pau Brasil. A ação foi para evitar a entrada de armas na região do conflito.
Desde que começou a guerra entre índios e fazendeiros, cerca de 30 pessoas foram mortas, entre policiais, fazendeiros, índios e trabalhadores. Neste ano, duas foram assassinadas na área do conflito.
Cerca de 70 fazendas foram ocupadas desde o início do ano. Os índios pataxós reivindicam uma área de 54 mil hectares nos municípios de Pau Brasil, Camacan e Itaju do Colônia.
A posse da área foi dada para os agricultores nas décadas de 60 e 70. Mas nesta quarta o STF anulou os títulos que estão dentro da área demarcada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário