visitantes do blog

terça-feira, 3 de julho de 2012

Infestação de moscas afeta produção de leite e faz gado perder peso em SP

Uma infestação de moscas está causando prejuízo a pecuaristas de Santa Rosa de Viterbo (SP). Rebanhos de dez propriedades da região – cerca de dez mil cabeças – já perderam até 30% do peso e a produção de leite também caiu devido ao estresse provocado pelas picadas.
“Tivemos que vender 15 cabeças porque eles estavam emagrecendo muito”, contou a criadora de gado Sueli Argeri, que há três meses tenta combater as nuvens de insetos.

Comum em áreas rurais, a “mosca de estábulo” se alimenta de sangue e tem a reprodução facilitada em regiões com altas temperaturas, onde existe palha de cana-de-açúcar com vinhaça e fezes de animais – elementos presentes em abundância na área afetada.
A súbita infestação desafia, porém, veterinários e pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) chamados para combater os mosquitos, pois os inseticidas normalmente utilizados nesses casos perderam a eficácia.

“Em geral, os inseticidas estão fazendo pouco efeito porque já estão sendo utilizados para outros tipos de moscas e com isso estão fazendo menos efeito sobre essa outra espécie”, explicou Gilson Pereira de Oliveira, vice-presidente do Centro de Pesquisas AgropecA outra espécie citada por Oliveira é a “mosca do chifre”, cujo combate é mais fácil porque o inseto precisa permanecer sobre o animal para se alimentar e assim fica vulnerável aos produtos químicos. Já a mosca de estábulo tem um comportamento diferente. “Ela pica e sai, vai para outro lugar, um poste. É mais difícil usar o repelente."

Oliveira disse que a Unesp está pesquisando novos produtos, que já existem no mercado, e iniciará testes na região. “Vamos fazer ensaios para descobrir algo que satisfaça o produtor."
Até que a solução apareça, não são somente os animais que sofrem com a infestação. A aposentada Joana Maria Pereira afirma que, na casa onde mora com a família há 30 anos, o tormento é constante. “Ficam perturbando e você tem que ficar se batendo, dentro de casa, na hora da comida, estão por toda a parte e picam muito."
uárias da Unesp de Jaboticabal (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário