visitantes do blog

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Voz do Brasil pode deixar de ser obrigatória

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado deve analisar no segundo semestre o Projeto de Lei 41/2012, do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que extingue a obrigatoriedade de retransmissão do programa A Voz do Brasil.


A proposta tem o parecer favorável do relator Aloysio Nunes (PSDB-SP) e foi incluída na pauta da comissão nesta semana. No entanto, como a reunião foi cancelada, o projeto só será apreciado após o recesso parlamentar.


O projeto de lei revoga a alínea “e” do art. 38 do Código Brasileiro de Telecomunicações, para extinguir a obrigatoriedade de retransmissão pelas emissoras de radiodifusão sonora.


Em sua justificativa, Miranda aponta que a obrigatoriedade “cerceia a liberdade de expressão do radiodifusor e a opção de o ouvinte escolher a programação de sua preferência”.


Além disso, o senador considera a transmissão obrigatória “uma ingerência injustificável do Estado em negócios privados e que ocasiona considerável perda de faturamento do setor”.


Para ele, o fim da obrigatoriedade não implicará na morte do programa, pois as emissoras poderão continuar a veiculá-lo. “Se a emissora verificar que o programa tem boa audiência, ela própria vai se encarregar da veiculação".


"São as emissoras que vivem de mídia, elas conhecem o que seus ouvintes querem ouvir”. Outro argumento do parlamentar é que o governo possuiu extensa rede de comunicação, com rádio, TVs e sites da internet.


“Apesar de concedidas pelo estado, as outorgas não saem de graça e as emissoras já prestam muitos serviços para o Estado; a veiculação obrigatória de horário político é um deles. Portanto, não acho justa essa imposição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário