visitantes do blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cabruca cadastra pés de jequitibá rosa


O instituto Cabruca e a Ceplac trabalham em conjunto para a identificação geográfica dos grandes jequitibás, alguns centenários, encontrados na região cacaueira.


Na Fazenda Segredo, em Ipiaú, onde existe um dos maiores pés do jequitibá rosa na região, os técnicos da Ceplac já iniciaram as medições para cadastrar a árvore, que mede nove metros e 20 centímetros.


O mesmo trabalho esta sendo realizado na Fazenda Boa Lembrança, em Ubatã, onde também está um dos mais altos jequitibás rosa. Os técnicos informaram que os números surpreenderam.


A árvore tem sete metros e 60 centímetros de circunferência e cerca de 56 metros entre a base e a copa. A altura destaca-se na paisagem e é equivalente a um prédio de 20 andares.


O presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio, disse que os registros vão facilitar o processo de tombamento da espécie como patrimônio histórico-cultural e paisagístico do sul da Bahia.


O Jequitibá rosa é uma espécie ameaçada de extinção. Durval explicou que a árvore é importante para o cacaueiro, porque evita que a falta de chuva afete a produção e contribui com matéria orgânica para o solo.


O jequitibá pode ser aproveitado para atividade de ecoturismo, arvorismo, visitação, além da educação ambiental com crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário