visitantes do blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vereadores correm para livrar ficha-suja


Os vereadores aliados decidiram acelerar a votação, para antes das eleições deste ano, das contas do prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo. Devem ser colocadas em votação as contas de 2009 e 2010.


Nelas, o Tribunal de Contas dos Municípios encontrou pelo menos 100 irregularidades. Os casos mais graves incluem gastos sem licitação, contratação de pessoal sem concurso, licitações fraudulentas e irresponsabilidade fiscal.


Por causa das irregularidades, o Ministério Público Eleitoral pediu o indeferimento da candidatura de Nilton Azevedo. O pedido foi acatado pela justiça em primeira instância e o prefeito recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral.


Esta semana o prefeito teria recebido recomendação de aprovar, na Câmara de Vereadores, as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Hoje, já veio o indício de que esse será mesmo o caminho.


O vereador aliado Milton Gramacho anunciou que vai colocar logo em votação as contas de 2006 do ex-prefeito Fernando Gomes. O parecer do vereador sobre as contas deve ser lido na próxima quarta-feira.


Porém, Milton Gramacho já adiantou que as contas de Fernando serão aprovadas, mesmo tendo sido rejeitadas pelo TCM por causa de uma série de irregularidades graves.


Com as contas de 2006 de Fernando Gomes votadas, só restariam as de 2008, que devem ser votadas pelos vereadores logo no início de setembro.


A correria é para votar as duas contas de Azevedo antes da eleição e tentar deixá-lo livre da lista de ficha suja. Mas uma lei diz que as contas devem ser votadas até 60 dias depois de recebidas, o que não foi o caso de Azevedo.


A lei diz que, se este prazo não for cumprido, vale o relatório do TCM, que rejeitou suas contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário