visitantes do blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pequenos agricultores acampados no aeroporto realizam feira de produtos agrícolas‏


Os pequenos agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema, acampados no aeroporto há dezenove dias, realizaram hoje uma feira de produtos agrícolas como forma de protesto. o Evento contou com a participação da comunidade que logo cedo foi às compras e, em pouco tempo, as mercadorias acabaram. Foram comercializados cerca de três mil cocos verdes, banana da terra, banana da prata, aipim, mamão, tempero verde, rabotam, mel de abelha, galinha caipira, cupuaçu,
polpas de frutas, cacau, entre outros.


A Feira teve como objetivo, segundo os agricultores, chamar a atenção da população para o problema pelo qual estão passando, com as invasões de suas propriedades pelos supostos índios Tupinambás de Olivença.
Utilizando-se de traficantes, conforme denúncia na Polícia Federal de Ilhéus, recrutados nos morros, pagos a quarenta reais a diária, algumas lideranças do movimento indígena, entre eles, os caciques Negão da Luz, Babau e Ivonete implantaram um verdadeiro estado paralelo na zona rural de Ilhéus, Una e Buerarema, levando ao campo terror e medo. As famílias estão sendo ameaçadas a se cadastrarem como indígenas sob pena de terem suas propriedades invadidas.
Todo esse cadastro forçado tem como objetivo justificar uma demarcação de quase cinquenta mil hectares de terra, onde vivem cerca de vinte e duas mil pessoas, entre as quais assentamento do INCRA, comunidade negra e agricultura familiar que responde por mais de 80% da área.

Caso não haja uma definição nos próximos dias, as coisas podem começar a se complicar, pois já há uma insatisfação, entre os agricultores, com a demora em resolver essa questão.
O movimento contou, pela primeira vez, com a presença de todos os candidatos a prefeito de Ilhéus, fato que chamou atenção dos participantes, pois o que haviam presenciado era a omissão de todos . No entanto continuam sem se pronunciar ou fazer um debate sério publicamente sobre a questão, afinal, o município de Ilhéus perderá cerca de 25% de seu território, caso ocorra a demarcação.

A manifestação chamou bastante a atenção dos turista e da comunidade que demonstraram apreço às reivindicações dos agricultores.Com o sucesso do evento, , já estão planejando uma grande feira, desta vez com a comercialização de animais vivos e abatidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário