visitantes do blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ministério da Justiça atende reivindicações de pequenos agricultores


Representantes da Associação de Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema formada por Luiz Henrique Uaquim, Abiel da Silva, Juracy jr , presidente do assentamento Ipiranga, Antonio Francisco, da Associação de Negro Luanda e Dr. Vinicius Bríglia foram recebidos no Ministério da Justiça, em Brasília, dia 14/08, para tratar das reindicações do movimento dos produtores rurais que estão acampados no aeroporo de |Ilhéus desde o dia 10.
Na reunião estiveram representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA- INCRA, Polícia Federal, Ouvidoria Agrária, Polícia Militar do Estado da Bahia, representante da Comissão de Direitos Humanos do MJ e o secretário Executivo do Ministério da Justiça Dr. Marcelo.
Na oportunidade, foi apresentado o documentário Minha Terra, Minha Vida, que causou perplexidade aos presentes ao verem que na área em que a FUNAI pretende demarcar, há assentamentos legalizados, pelo próprio governo federal, através do INCRA, associações de negros, além da supremacia da agricultura familiar.

Os motivos pelos quais os agricultores, do Sul da Bahia, deslocaram-se à Capital Federal, foram as enxurradas de invasões nos últimos dias, em pequenas propriedades/residências de idosos, ocorridas à base de violência e sob mira de arma de fogo vem acontecendo, bem como o barril de pólvora que poderia explodir a qualquer momento, caso as autoridades continuassem omissas. Além disso, foram apresentadas três reivindicação aos Ministério da Justiça: apuração imediata dos crimes praticados por supostos índios Tupinambás; devolução a, consenso, imediata, de todas as propriedades invadidas, além da revisão imediata do relatório que, segundo os agricultores é bastante tendencioso e fraudulento.

O ministério da Justiça acatou todas as reivindicações dos agricultores, comprometendo-se em enviar a Ilhéus, na próxima semana a elite da Polícia Federal, a fim de verificar como está sendo feito o cadastramento de supostos índios, alem de ver in lócus tudo o que está acontecendo na região.
NO âmbito estadual, os agricultores foram recebidos, no dia anterior, pelos secretários Paulo Cesar Lisboa - Relações Institucional e Dr. Almiro Sena -
Justiça e Cidadania e Direitos Humanos que também se comprometeram em buscar o mais breve possível, junto ao governo federal uma solução para o conflito.


Mesmo sendo atendidos, os agricultores disseram que só vão sair do aeroporto, ocupado desde o dia 10/08, quando observarem o cumprimento das exigências


Nenhum comentário:

Postar um comentário